Rio Grande do Sul

GREVE

Entidades da segurança pública do RS indicam paralisação nos dias 29 e 31 de março

Em reunião, representantes enfatizaram a necessidade de aprofundamento da mobilização e de diálogo com a sociedade

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Segundo as entidades, os dois dias de protestos terão a denominação de “Dias de diálogo da segurança pública” - Foto: Luiza Castro/Sul21

Nesta quinta-feira (24), entidades da segurança pública que organizaram a marcha histórica do dia 22 de março realizaram uma reunião onde debateram o prosseguimento da mobilização pela reposição salarial das categorias da Segurança Pública no Rio Grande do Sul. Além da UGEIRM, participaram da reunião, a ACP-RS, ACRIGS, AMAPERGS, ASDEP, ASPAPI, SINDIPERÍCIAS e SINPOL-RS.

No encontro as entidades fizeram uma avaliação positiva da marcha que levou mais de 5 mil servidores da segurança pública às ruas de Porto Alegre. As entidades enfatizaram a necessidade de aprofundamento da mobilização e da pressão sobre o governo do estado. Nesse intuito, os presentes decidiram, consensualmente, apontar um indicativo, que será levado para deliberação pelas bases de cada sindicato, de dois dias de paralisação na próxima semana, nos dias 29 e 31.

Segundo as entidades, os dias de protestos terão a denominação de “Dias de diálogo da segurança pública”. Nessas duas datas, os servidores da segurança pública de cada órgão devem paralisar as suas atividades para dialogar com a sociedade e expor todos os problemas da segurança pública do estado.

Serão mantidos os atendimentos de ocorrências de repercussão, crimes graves, atendimentos de prisões em flagrante, atendimento de locais de crimes, liberação de corpos e movimentações urgentes no sistema prisional. Paralelo a essa movimentação, as entidades de classe percorrerão a Assembleia Legislativa, dialogando com os parlamentares em busca de apoio ao movimento dos servidores da segurança pública.

UGEIRM consultará representantes sobre a adesão à paralisação

A partir desta sexta-feira (25), a UGEIRM, que representa os agentes de polícia do estado, fará uma rodada de consulta aos representantes sindicais, em todas as regiões do estado, sobre a adesão da categoria aos dois dias de paralisação da próxima semana. Esse procedimento está de acordo com a proposta aprovada na Assembleia Geral de terça-feira, de manutenção de Assembleia Geral permanente, possibilitando ao sindicato tomar as decisões necessárias à mobilização pela reposição salarial.

“Se, na terça-feira, mostramos nossa força, na próxima semana vamos trazer a população para o nosso lado. Vamos conversar com cada cidadão e cidadã, mostrando o trabalho que fizemos durante a pandemia e como conseguimos reduzir todos os índices de criminalidade. Vamos mostrar que nosso trabalho merece respeito”, afirma o presidente da UGEIRM, Isaac Ortiz. 

*Com informações da UGEIRM Sindicato


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira