Ouça e assista

No Central do Brasil, a trajetória e o legado de Paul Singer, o ideólogo da Economia Solidária

Referência para a economia brasileira, Singer faria 90 anos de idade no dia 24 de março deste ano

Ouça o áudio:

Entusiasta da economia solidária, Paul Singer foi responsável pelo programa de desenvolvimento a partir da distribuição de renda
Entusiasta da economia solidária, Paul Singer foi responsável pelo programa de desenvolvimento a partir da distribuição de renda - EBC
Ele defendia a superação da desigualdade social com o protagonismo da classe trabalhadora

Na última quinta-feira (24), Paul Singer completaria 90 anos de idade se estivesse vivo. Economista e fundador do Partido dos Trabalhadores (PT), Singer foi um dos percursores da economia solidária no Brasil e responsável pela formulação de um programa de desenvolvimento a partir do fortalecimento do mercado interno via distribuição de renda, um dos maiores legados dos governos petistas.

Além disso, o economista também foi um grande estimulador dos bancos comunitários como uma forma de erradicar a pobreza, principalmente quando assumiu a Secretaria Nacional de Economia Solidária, ligada ao Ministério do Trabalho, durante o início do governo Lula. 

Diante do legado do intelectual e ativista, o programa Central do Brasil desta sexta (25) recebe Leonardo Pinho, presidente da Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (Unisol). Ele fala sobre as contribuições de Paul Singer para o país, sobretudo para a economia brasileira.

"Paul Singer é um daqueles economistas que compreenderam que o principal problema para o Brasil se desenvolver e ter uma democracia era a desigualdade social. Ele apontava que a saída para superar esse problema precisava vir acompanhada de um processo de organização social, política e econômica da classe que vive do trabalho. Ele defendia o protagonismo da classe trabalhadora nesta formulação da economia do país", expõe.

 

E tem mais! 


No quadro Trilhos do Brasil, você acompanha duas experiências solidárias. A primeira, em Pernambuco, mostra a iniciativa da Banda de Pau e Corda, que fará três shows beneficentes para arrecadar alimentos para famílias atingidas pela pandemia. A segunda, traz uma ação no Rio Grande do Norte, de um centro feminista que tem ajudado mais de mil mulheres do campo a melhorarem a produtividade e renda.

Ocorreu nesta sexta-feira (25), uma nova ação de venda de botijões de cozinha a preço justo,  realizada pelo Sindicato dos Petroleiros de Pernambuco e Paraíba (Sindipetro) , na Travessa da Esperança, em Ponte dos Carvalhos, Cabo de Santo Agostinho.

Os petroleiros já fizeram um cadastro de 100 famílias que serão beneficiadas cada uma com um botijão de 13kg, pagando o preço médio de 50 Reais. Rogério Almeida, coordenador geral do Sindipetro, participa do Embarque Imediato e fala sobre como foi a ação. Na Parada Cultural, a dica é o lançamento musical "Minha Essência", da artista Laura Dalmás.

 

Sintonize

Para acompanhar o Central do Brasil, basta sintonizar a TVT em uma antena digital, interna ou externa. Na grande São Paulo, o canal é o 44.1 (sinal digital HD aberto); na NET o canal é o 512 (NET HD-ABC); no UHF, a sintonia é 46; 13 na NET-Mogi; e Canal 12 na Vivo São Caetano do Sul.

A sintonia da Rádio Brasil Atual é 98,9 FM na Grande São Paulo. Também é possível acompanhar a programação radiofônica pelo site do Brasil de Fato.

Quem está fora de São Paulo, pode sintonizar a TVT com a parabólica, via satélite. É necessário direcionar a antena para StarOne C3 Freq: 3973 Mhz Pol: Vertical, DVB-s2; SR: 5000 FEC ¾. Confira mais informações neste link.

Dados da menor estação receptora

Antena: Embrasat modelo RTM 2200Std
Focal-Point
Diâmetro 2,2m
Ganho de recepção no centro do Feixe (Dbi) 37,5
G/T da estação (dB/K) 18,4

Edição: Matheus Alves de Almeida