Rio Grande do Sul

SECA NO RS

Agricultores e camponeses ocupam Secretaria da Agricultura por respostas para superar estiagem

Após conversa com a secretária, representantes dos movimentos decidem ficar no local até obterem retorno concreto

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Movimentos sociais do campo e camponeses reuniram-se com a secretária da Agricultura, Silvana Covatti - Foto: Maiara Rauber

Na tarde desta terça-feira (29), movimentos sociais do campo e camponeses realizaram uma reunião com a secretaria estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), Silvana Covatti, para tratar novamente da problemática da estiagem no Rio Grande do Sul. A pauta específica em questão foi o auxílio e o crédito emergencial que devem ser destinados para amenizar os impactos da seca no estado. 

No entanto, o governo do estado segue sem um retorno concreto. Por isso o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, a União das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf), o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Rio Grande do Sul (Consea-RS), o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e a Central Única dos Trabalhadores (CUT-RS) decidiram ocupar as dependências da Secretaria da Agricultura Estadual até obterem uma resposta concreta para oferecer às famílias agricultoras gaúchas. 

De acordo com Douglas Cenci, da Fetraf, os representantes querem a informação exata da quantidade de famílias beneficiadas, e o valor.

“Não vamos voltar para casa sem uma resposta da nossa pauta. Vamos resistir aqui, aguardando algo  concreto daquilo que estamos demandando sobre a estiagem”, pontua Salete Carollo, da direção estadual do MST RS. 


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira