Pernambuco

IMUNIZAÇÃO

Pernambuco iniciará vacinação contra gripe e sarampo em abril

Campanha inicia na segunda (04) e o dia D de mobilização social está marcado para 30 de abril

Brasil de Fato | Recife (PE) |
A população-alvo da imunização contra o sarampo são as crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade e os trabalhadores da saúde - Tomaz Silva/Ag Brasil

A  Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) anunciou que, a partir da próxima segunda-feira (04), terão início duas importantes campanhas nacionais de vacinação, que ocorrerão de forma simultânea, contra a Influenza (gripe) e o Sarampo.

Leia: Com pandemia e corte de verbas de propaganda, vacinação infantil despenca a pior nível

As duas campanhas seguem até o dia 3 de junho, com dia D de mobilização social, marcado para 30 de abril, com grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. Atualmente, em Pernambuco, a estimativa é de que 3.366.854 sejam vacinadas contra a gripe. Já a população-alvo da imunização contra o sarampo, que será focada apenas em crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade e em trabalhadores da saúde, é de 862.895 pessoas.

Quem for se vacinar contra a gripe poderá tomar a dose de reforço contra a covid-19, de acordo com o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo "Estamos reforçando com os gestores municipais a importância de fazer a checagem da situação vacinal contra a Covid-19 do idoso no momento da proteção contra a influenza, aproveitando a ida ao serviço de saúde para protegê-lo de forma simultânea contra estes 2 vírus respiratórios", convocou Longo.

Leia: Quatro mitos sobre a vacinação infantil contra a covid-19

Calendário de vacinação

Na primeira etapa da campanha contra a influenza, que ocorre entre 4 de abril e 2 de maio, serão contemplados os grupos prioritários de pessoas idosas com 60 anos e mais e trabalhadores da saúde. Em Pernambuco, esse público-alvo corresponde a 1.512.012 pessoas. Juntamente com esta primeira etapa da vacinação contra a gripe ocorre a vacinação dos trabalhadores da saúde contra o sarampo, com público estimado em 259.370 pessoas.

Já na segunda etapa da campanha contra a influenza, de 3 de maio a 3 de junho, serão vacinadas crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, gestantes, puérperas, povos indígenas, professores das escolas públicas e privadas, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas.

Juntamente com esta segunda etapa da vacinação contra a gripe ocorre a vacinação de crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade contra o sarampo, estimado em 603.525 crianças. Já entre 04 e abril e 03 de maio, a campanha de vacinação contra o sarampo estará centrada na vacinação dos profissionais de saúde. 

Edição: Vanessa Gonzaga