Paraná

Literatura

Cineasta Aristeu Araújo lança seu primeiro livro

Romance “Dos Pedaços” está com financiamento coletivo para colocar obra nas prateleiras e nas mãos de leitores

Paraná |
Para garantir que o livro chegue ao maior número de leitores possíveis, o potiguar radicado em Curitiba iniciou uma campanha colaborativa por meio da Catarse - Divulgação

 

“Um romance em pedaços.” É como o cineasta Aristeu Araújo define a estrutura de sua estreia na literatura. Dos Pedaço é formado por espécies de contos quase que independentes mas que juntos criam o enredo da obra. Por meio dos personagens, em uma estrutura correlata, o autor constrói para o leitor uma um enredo que ao mesmo tempo é complexa, a partir da integração das histórias, mas simples pela leveza da leitura e singularidade no texto.

Para garantir que o livro chegue ao maior número de leitores possíveis, o potiguar radicado em Curitiba iniciou uma campanha colaborativa por meio da Catarse, plataforma de financiamento coletivo. Desta forma ele espera que mais pessoas possam conhecer Dolores, a protagonista da história.

Casada, mãe de gêmeos e proprietária de uma casa de praia. Nada mais banal de que uma vida de classe média, em que o verão é o momento mais esperado do ano. Narrado em terceira pessoa, mas em um misto de fluxo de pensamento, o imóvel litorâneo surge como símbolo das aspirações de Dolores e seu marido ao prever o futuro como “uma estrada ensolarada e arejada. Sem acidentes”. Para o escritor, contudo, nada mais humano do que o auto engano. “No fim, há sempre a tragédia nos espreitando”, ressalta.

No livro, cada capítulo narra um trecho, um pedaço independente dessa “tragédia do cotidiano”, como define Araújo. Em um deles, acompanhamos Dolores em sua fase adulta; em outro, adolescente; Carlos, seu marido, é visto pelo leitor em um episódio de sua infância; há capítulos ainda para um vizinho e um policial.

Para Dolores, a descoberta da gravidez “trouxe uma carga de ansiedade que não foi mais embora”. Aristeu Araújo explana que a ansiedade é geralmente a materialização de medos improváveis, “a antecipação de um mau futuro. Algumas vezes, contudo, os pesadelos se realizam”, pondera.

Dos Pedaços ainda aproveita as idas e vindas no tempo para narrar um pedaço da história recente do país. São fatos importantes da política que servem de plano de fundo para cada um dos capítulos, a exemplo do que acontece no cotidiano de todos os brasileiros e brasileiras. Mudanças no plano macro influenciam diretamente a vida de Dolores, Mários, Marias e Josés.

A campanha - Os colaboradores do projeto poderão escolher por recompensas que vão desde o próprio livro em formato eletrônico, passando pelo exemplar físico da obra – com marcador exclusivo –, ou outras opções com compras conjuntas de outros livros publicados pela mesma editora, Mariana Hardi. Há até a opção de adquirir o romance junto a um cartaz com a arte da capa em fine art (impressão de alta qualidade, geralmente utilizada por artistas digitais e fotógrafos profissionais). A capa e todo o projeto gráfico é assinado pelo músico e designer Waldenor Júnior.

O Autor

Aristeu Araújo é cineasta, tendo lançado nove curtas-metragens. No mercado, atua principalmente como montador de filmes e, no momento, se dedica à roteirização de seu primeiro longa-metragem, A Ponte. Entre seus curtas, destaque para os filmes Quando as Coisas se Desmancham e Naquela Noite Ele Sonhou com Um Mar Azul. Ele também mantém uma coluna com crítica de cinema, a Cine Garimpo no Jornal Plural (www.plural.jor.br/colunas/cine-garimpo). Dos Pedaços é o seu primeiro romance.
 


SERVIÇO

Dos Pedaços

Autor: Aristeu Araújo

120 páginas aprox.

Em financiamento coletivo até 15 de abril

Ebook a partir de R$ 25,00

Livro físico a partir de R$ 50,00

www.catarse.me/dospedacos

Edição: Ana Carolina Caldas