PALÁCIO PIRATINI

Eduardo Leite renuncia, e vice assume como governador do Rio Grande do Sul 

Ranolfo Vieira Júnior (PSDB) tomou posse nesta quinta-feira (31) e vai governar o estado pelos próximos nove meses

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Posse aconteceu no final da tarde desta quinta-feira (31) - Foto: Guerreiro

A partir desta sexta-feira (1º), o estado do Rio Grande do Sul tem um novo governador. Em sessão solene realizada no final da tarde de quinta-feira (31), na Assembleia Legislativa, Ranolfo Vieira Júnior (PSDB) tomou posse como novo chefe do executivo gaúcho.

“Serão nove meses pela frente. O tempo de gestar uma vida. E a vida deste estado é uma obra em contínua gestação e construção”, disse Ranolfo, que tomou posse em função da renúncia de Eduardo Leite, oficializada à Casa Legislativa na tarde de ontem.

Leia mais: Em coletiva de imprensa, Eduardo Leite comunica sua renúncia ao governo do RS 

No discurso de posse, ele destacou os três anos de atuação junto a Leite. “Durante 39 meses, convivi, compartilhei, compadeci, concelebrei e contribuí com a digna e bem sucedida gestão do governador Eduardo Leite. Neste momento, tão significativo, devo confessar que não me inquietam os desafios. Assumo serenamente, como é o meu feitio, o peso do dever e a honra de poder servir ao povo gaúcho”, afirmou.

Delegado de polícia desde 1998, Ranolfo dirigiu o Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) por seis anos e, entre 2011 e 2014, foi chefe de polícia do RS. Posteriormente, comandou a Secretaria da Segurança Pública e Cidadania de Canoas. Vice-governador eleito em 2018, acumulou também o cargo de secretário estadual da Segurança Pública.

Continuidade

O governador empossado afirmou que dará continuidade ao trabalho e projetos do governo. "Pego o timão de um barco em bom rumo", avaliou. Já o ex-governador Eduardo Leite destacou a trajetória dos seus três anos de mandato junto ao Ranolfo. “É motivo de muito orgulho a caminhada que nos trouxe até aqui sem rupturas, das primeiras reformas aprovadas por uma Assembleia Legislativa sensível ao desejo da população que nos elegeu até os históricos investimentos do programa Avançar", disse.

Leia também: RS: movimentos do campo se mobilizam para reivindicar do governo apoio no combate à seca

O presidente da Assembleia legislativa, Valdeci Oliveira (PT), pediu ao novo governador que, dentre as suas prioridades de ação, tenha um olhar muito especial à situação dos trabalhadores e trabalhadoras do campo, que seguem sendo castigados pelos reflexos da maior estiagem dos últimos tempos no Rio Grande do Sul. "O apoio dedicado ao setor primário pode e deve ser ampliado tanto em nível federal quanto estadual. Isso é urgente, isso é para ontem", enfatizou.

Valdeci pediu ainda especial atenção de Ranolfo ao combate aos feminicídios e à violência contra a mulher. "Enfrentar o machismo e a discriminação é, sim, uma tarefa de governo, assim como é o embate contra a fome, a pobreza e com a falta de saúde, educação e cultura", completou.

:: Seca no RS: mais de 200 mil produtores atingidos, e prejuízos acima de R$ 33 bilhões ::

Sobre o novo governador 

Nascido em Esteio em 7 de abril de 1966, Ranolfo Vieira Júnior é servidor público há 36 anos. É casado com Sônia há 26 anos e pai de três filhos: Guilherme, Gustavo e Gabriela. Formado em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) em 1996, ingressou na Polícia Civil em 1998, como delegado. Escolheu começar a carreira em Rio Grande, cidade com o maior índice de criminalidade entre as delegacias disponíveis da época. Dirigiu o Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) por seis anos e liderou operações de combate à criminalidade no estado.

Foi Chefe de Polícia do RS por quatro anos, quando criou o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), e presidiu o Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil. Foi Secretário de Segurança Pública de Canoas entre 2017 e 2018, período em que a cidade reforçou a estrutura na segurança e implementou a guarda municipal armada.

É professor licenciado da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), onde trabalhou por 14 anos. Também lecionou na Academia da Polícia Civil (Acadepol/RS) por 10 anos. A partir de 2019, foi vice-governador e secretário da Segurança Pública.

* Com informações da Secom e Assembleia Legislativa 

 

Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Marcelo Ferreira