Minas Gerais

GREVE

Câmara de Uberlândia (MG) aprova moção de apoio aos trabalhadores em educação da rede estadual

Documento solicita que o governo do estado sancione reajuste de 33,24% para a categoria

Belo Horizonte (MG) | Brasil de Fato MG |
Em greve desde o dia 9 de março, educadores de Minas Gerais reivindicam o pagamento do piso salarial nacional da categoria - Foto: SindUTE MG

A Câmara Municipal da cidade de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, aprovou na terça-feira (5), uma moção em apoio às mobilizações dos trabalhadores em educação da rede estadual de Minas Gerais. 

Proposta pela vereadora Dandara Tonantzin (PT), a moção ainda parabeniza a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) pela votação favorável ao reajuste salarial da categoria.

“Estar com os professores é estar na trincheira de luta por uma educação que valorize seus profissionais e as diretrizes capazes de transformar a realidade da sociedade. Zema, pague o piso dos professores!”, enfatiza Dandara. 

Entenda o caso

Em greve desde o dia 9 de março, educadores de Minas Gerais reivindicam o pagamento do piso salarial nacional da categoria, cujo valor atualmente é de R$3.845,63. Porém, o vencimento básico de um professor em Minas Gerais é de R$2.135,64.

No mês de março, o governo Zema apresentou à ALMG o PL 3568/2022, propondo reajuste de 10,06% para todas as categorias do serviço público. Porém, trabalhadores da educação e da segurança pública ficaram insatisfeitos com a proposta. 

:: Leia mais notícias do Brasil de Fato MG. Clique aqui ::

Na última segunda-feira (4), Romeu Zema sancionou o PL aprovado na ALMG mas vetou as emendas que acrescentam 14% de reajuste para a Saúde e Segurança Pública e 33,24% sobre o piso nacional para os trabalhadores da Educação.

A decisão do governo desagradou as categorias, que constroem uma campanha de mobilização para que a ALMG derrube o veto. 

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

Na tarde desta quarta-feira (6), convocados pelo Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (SindUTE-MG), os educadores realizam uma nova assembleia para debater sobre os rumos da greve e das mobilizações da categoria. 

 

Edição: Larissa Costa