Rio Grande do Sul

MÚSICA AO VIVO

Juçara Marçal e Kiko Dinucci apresentam seus discos em noite única no Bar Opinião

Show nesta quarta (6) celebra em Porto Alegre os premiados álbuns Delta Estácio Blues, de Juçara, e Rastilho, de Kiko

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Juçara participou do processo criativo; Dinucci é o produtor musical - Fotos: Pablo Saborido e Luan Carsoso

A produtora Juba Cultural apresenta, em parceria com a Opinião Produtora, o show dos discos Rastilho, de Kiko Dinucci, e Delta Estácio Blues, de Juçara Marçal, respectivamente. O evento será na noite desta quarta-feira (6), com a apresentação dos trabalhos com banda completa, comemorando junto do público o lançamento em Porto Alegre e a trajetória dos álbuns, vencedores dos prêmios APCA e Multishow.

O Opinião (Rua José do Patrocínio, 834, Porto Alegre) abre às 19h30 e os shows iniciam às 21h. Os ingressos estão disponíveis na plataforma Sympla (https://www.sympla.com.br/opiniao) ou nas lojas Planeta Surf Bourbon Wallig e Verse Centro.

Delta Estácio Blues

Lançado em 2021, “Delta Estácio Blues” tem produção musical de Kiko Dinucci e traz forte presença de Juçara Marçal como compositora em todas as etapas e processos de criação: nas colagens eletrônicas que levaram às bases das músicas; letras, melodias, parcerias e poesias; nas variações e investigações que realiza sobre o próprio canto e voz.

No novo álbum, Juçara Marçal traz parcerias de composição com Tulipa Ruiz, Siba, Rodrigo Campos, Maria Beraldo e Douglas Germano, além de participação de Catatau na faixa que assinam juntos. Ogi compôs o single “Crash”. O disco ainda conta com uma releitura de “La femme à barbe”, de Brigitte Fontaine e Jacques Higelin.

A ideia do trabalho é abordar a música eletrônica fora dos clichês e gêneros já conhecidos, propondo novos cenários, investigações rítmicas e buscando um diálogo com o pop, sem deixar de lado a inquietude e a ligação estreita com a música brasileira. O lançamento é uma realização Natura Musical / QTV Selo / Mais um Discos / Goma Gringa.

Em 2021, o disco ganhou o prêmio do Super Júri do Multishow nas categorias de Álbum do Ano e Canção do Ano; e foi vencedor no prêmio APCA também como Disco do Ano. Na noite do dia 6, a cantora e compositora vem acompanhada de Marcelo Cabral e Alana Alanis, além do próprio Kiko.

Rastilho

Compositor, violonista e guitarrista das bandas Metá Metá e Passo Torto, Kiko Dinucci apresenta ao público seu álbum, "Rastilho", lançado em 2020, gravado apenas com violão. Focado nas possibilidades percussivas do instrumento, Dinucci traz uma abordagem baseada em características melódicas e rítmicas com influências que vão do violão de Baden Powell às linhas melódicas do guembri marroquino.

O disco conta com participações de Ogi, Ava Rocha, Juçara Marçal e um coro formado por Graça Reis, Dulce Monteiro e Maraísa. Rastilho foi gravado e mixado em setembro e novembro de 2019 no Estúdio Mindoca (SP) por André Magalhães e Bruno Buarque em processo cem por cento analógico (fita), cuja gravação rendeu o prêmio do Super Júri do Multishow em Melhor Gravação. Kiko Dinucci também é produtor e arranjador e já colaborou com artistas como Elza Soares, Tom Zé, Criolo, Jards Macalé e Baco Exu do Blues.

“Rastilho” rendeu o prêmio no Super Júri do Prêmio Multishow de Melhor Capa e Disco do Ano pelo prêmio APCA em 2020. O show do dia 06 conta com a presença de Juçara Marçal na voz e o coro formado por Graça Reis, Dulce Monteiro e Maraísa.

Sobre a Juba Cultural

Produtora cultural ativa desde 2018, criada por Alice Castiel e gerenciada junto das produtoras Mauryani Oliveira e Sofia Antognoli Lerrer. São responsáveis por projetos importantes na cidade como o Concha, que desde 2018, reforça a presença de mulheres nos palcos e nos bastidores; e o Ialodê, que comemora a vida de quatro das principais artistas negras do Estado: Loma, Marietti Fialho, Nina Fola e Glau Barros. Já estiveram na produção de dezenas de shows como Metá Metá, Graveola, Bixiga 70, Chico César e estão à frente da produção executiva de artistas da cena local como Trabalhos Espaciais Manuais, Pedro Cassel, Ariele e Nina Fola.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira