Rio Grande do Sul

SAÚDE PÚBLICA

Novo presidente do IPE Saúde chama direção do CPERS Sindicato para debater a crise

Situação do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do RS é crítica e hospitais ameaçam descredenciamento

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Presidente do IPE Saúde, Bruno Jatene conversou com a presidenta do CPERS, Helenir Schürer - Divulgação Cpergs

O novo presidente do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do RS (IPE Saúde), Bruno Jatene, reuniu-se, na quinta-feira (15), com a direção do CPERS Sindicato para avaliar a situação crítica pela qual passa a instituição que assumiu. Ele adiantou, no início da reunião, que a conversa se deu porque o CPERS representa uma das maiores categorias do RS - os trabalhadores da educação pública do estado.

"Temos um trabalho imenso pela frente, apesar do pouco tempo, terei como prioridade a organização das despesas do IPE Saúde, precisamos estancar a sangria”, explicou Jatene.

O Instituto vem sofrendo ameaças de descredenciamento por parte dos hospitais. Jatene declarou que, no momento, o foco está na organização operacional, mas não descartou a possibilidade de alteração das alíquotas no futuro.

A presidente do CPERS, Helenir Aguiar Schürer, destacou que qualquer alteração na cobrança é inadmissível. “Tu, como estavas até recentemente na Secretaria da Fazenda, conhece a realidade dos nossos contracheques. Temos consciência da atual situação financeira, mas destacamos que os educadores, que já amargam anos de defasagem salarial e recebem os menores salários do Estado, não podem ser responsabilizados e pagar a conta pela má gestão dos últimos governos”, disse.

A diretora do departamento de Saúde do Trabalhador e representante do CPERS no Conselho de Administração do IPE Saúde, Vera Lessês, apresentou uma lista de demandas da categoria quanto aos serviços do Instituto, como as dificuldades com os atendimentos online e a necessidade de ampliação das coberturas dos exames oferecidos, como o para dosagem da Vitamina D.

“Eu já falei no Conselho e ressalto aqui, o presidente do IPE Saúde precisa ter um projeto de gestão comprometido com os segurados. Nesses anos todos que a gente vem acompanhando a entidade, percebemos que o que falta no Instituto é o acolhimento aos segurados, essa questão precisa ser prioridade”, destacou.

Jatene informou que medidas já estão sendo tomadas. A instalação de uma Central de Atendimento a partir da segunda quinzena de abril, o chamamento de pessoal aprovado em concurso e a auditoria das contas do Instituto são algumas das ações previstas.

Há um mês , 40 hospitais gaúchos ameaçaram deixar de atender aos segurados do IPE Saúde por causa da defasagem das tabelas e atraso nos pagamentos. Ate ontem nenhuma atitude foi tomada, a não ser uma audiência publica na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e uma reunião do Conselho de Administração da entidade com a Casa Civil.

A situação é séria e se estende desde o governo Sartori, quando começou a baixar a arrecadação do IPE por causa do congelamento dos salários dos servidores, que estão há oito anos sem reajuste. Cerca de um milhão de servidores e seus dependentes correm o risco de ficar sem atendimento médico.

Também participaram da reunião o diretor de Relacionamento com Segurados do IPE Saúde, Paulo Ricardo Gnoatto, a nova chefe de gabinete do Instituto, Gilderes Reis, representando a assessoria jurídica do Sindicato, o advogado Marcelo Fagundes, e o também representante do CPERS no Conselho de Administração da Entidade,  Antônio Alberto Andreazza.

* Com informações do CPERS Sindicato


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira