Rio Grande do Sul

Economia Solidária

Moradores da Zona Leste da Capital promovem feira para fortalecer empreendimentos comunitários

Feira realizada no Morro da Cruz e teve a parceria de movimentos sociais e diversos agentes da região

Brasil de Fato | Porto Alegre |
3° feira da Rede Comunitária do Morro da Cruz retoma suas atividades como resultado do Projeto Promovendo Cidadania - Reprodução

Geração de renda e fortalecimento dos laços comunitários marcaram a 3ª edição feira da Rede Comunitária do Morro da Cruz, realizada neste sábado (9) na região de mesmo nome na Zona Leste de Porto Alegre. A atividade é uma promoção da Rede Comunitária do Morro da Cruz, que retoma a realização das feiras que são resultado do projeto "Promovendo Cidadania".

A feira teve comercialização de produtos artesanais e alimentícios voltados para o tema da Páscoa, produzidos por moradores do próprio Morro da Cruz e entorno. Também foi organizada uma banca para orientar os moradores da região sobre a regularização do título de eleitor, além de um almoço comunitário para os feirantes que estavam trabalhando e demais integrantes da comunidade.


Feira possibilitou que diversos trabalhadores autônomos expusessem seus produtos para a comercialização, através de uma política de preço justo / Reprodução

Um dos moradores da região que visitou a feira é o professor Davi Lessa, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Morro da Cruz. Ele relata que esteve na feira para prestigiar o trabalho e que encontrou muita diversidade de produtos, desde de ovos de chocolate até artesanatos.

"Achei importante [comparecer] para mostrar os trabalhos que comunidade faz. Mostra o quanto foi possível se organizar durante a pandemia para manter uma alternativa de renda. É uma ação muito importante", afirma Davi.

Na sua opinião, seria interessante levar o trabalho da comunidade para outros lugares da cidade, para que outras pessoas possam apreciar e também comprar os produtos. Também acredita que é importante valorizar esse trabalho, a partir da compra dos produtos.

Nesse sentido, Davi reforça a parceria da Emef Morro da Cruz com a organização da feira, que envolveu os alunos. Muitos deles são filhos dos trabalhadores que ajudaram a construir o espaço.

Resultado de processo de organização popular

Segundo Paulo Becker, integrante do Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos (MTD/RS), o movimento atuou na organização da feira através da ação "Promovendo Cidadania". O projeto tem como objetivo proporcionar formação para geração de trabalho e renda através da economia solidária, além da compra de alguns insumos para os grupos atuantes.

Paulo explica que, durante as fases iniciais do projeto, ainda em 2021, ao fazer o diagnóstico dos desafios e possibilidades da economia solidária na região, foi identificado que a comunidade já tinha a prática de realizar feiras para a comercialização de produtos, pelo fato de haver muitos trabalhadores que ganham sua renda de forma autônoma. A partir dessa avaliação surgiu a ideia de chamar diversos agentes da comunidade para somar na realização de uma nova feira.

Dessa forma, o MTD/RS, em parceria com a Associação de Moradores do Morro da Cruz, convidaram para a organização do evento as duas escolas de ensino fundamental da região, a Associação de Mulheres Maria da Glória e uma horta comunitária local.

Além desses, contaram também com a parceria de diversos mandatos de vereadores de Porto Alegre, das bancadas do PT, do PSOL e do PCdoB, e das entidades já citadas nesta matéria.

A partir dessa organização, foi realizada uma feira no inicio de novembro e outra em dezembro, momento que deixou contente os participantes, porém ainda com baixa comercialização dos produtos. Com base nessa informação foi destinado um maior de tempo de mobilização e formação com a população local.

Dessa forma se chegou à realização da terceira edição da feira, dessa vez voltada para a data da Páscoa. Neste período, foram realizados estudos sobre a economia solidária, principalmente sobre o tema da precificação, relata Paulo.

Feiras serão mensais

Dessa forma, agora em 2022, a retomada da feira mensal visa a constituição de um espaço de comercialização e também de aprendizado sobre a cidadania, destaca o integrante do MTD. Os trabalhadores envolvidos atuam produzindo, calculando um preço justo e organizando o próprio espaço de comercialização.

Paulo recorda que, desde 2004, o MTD tem atuado nestes territórios, historicamente reconhecidos como sendo locais de vários focos de organização popular. Relembra também que estas comunidades foram fortemente impactadas pelas políticas governamentais de redução da oferta pública de alimentos e que não impedem a subida dos preços.

Destaca também que o projeto "Promovendo Cidadania" é executado a partir de uma emenda parlamentar da deputada federal Maria do Rosário (PT), sendo realizado em parceria com o Centro de Assessoria Multiprofissional e Profissional (CAMP).


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira