Rio Grande do Sul

Debate Virtual

Pedro Hallal e Giácomo Balbinotto são os convidados do sarau do AsSsAN Cículo da UFRGS

Evento que vai debater a pandemia, seus impactos e projeções futuras ocorre nesta quarta-feira (13), às 17h

Brasil de Fato | Porto Alegre |
O epidemiologista Pedro Hallal é um dos convidados do debate denominado "Saúde e bem estar - Como a pandemia mudou e ainda vai mudar as nossas vidas?" - Reprodução

O epidemiologista Pedro Hallal, que coordena o EPICOVID-19, o maior estudo epidemiológico sobre coronavírus no Brasil, e o economista da UFRGS Giácomo Balbinotto, que tem como um dos focos de atuação a Economia da Saúde, serão os debatedores do Sarau do AsSsAN Círculo da UFRGS. O evento será ao vivo, pelo canal do AsSsAN no YouTube, nesta quarta-feira (13), às 17h.

O objetivo do encontro, denominado "Saúde e bem estar - Como a pandemia mudou e ainda vai mudar as nossas vidas?", é fazer uma avaliação do momento atual e do futuro da pandemia de covid-19. Bem como compreender quais são os impactos já causados na vida das pessoa e os que estão por vir. Entre eles, os reflexos na economia, em especial a da saúde, no Brasil e no mundo.

Para a professora Gabriela Coelho, que é coordenadora do AsSsAN Círculo e fará a mediação do sarau, é muito importante que esse tipo de debate seja promovido com especialistas e no ambiente da universidade. Segundo ela, em um ano de eleições marcado por forte polarização, a ciência é ainda mais vital para a contextualização do tema de forma imparcial.

"A nossa ideia é fazer um diagnóstico do momento atual da pandemia, que passa por novas etapas, no contexto mundial, mas que continua presente. Precisamos saber se a pandemia acabou ou está sendo invisibilizada", afirma a professora, que questiona ainda: "Onde estão as estatísticas? Será que os casos de covid continuam sendo computados de maneira fidedigna e na sua totalidade?".

Podcast  "Que tal um mate?"

O evento também será conteúdo para o podcast "Que tal um Mate", que já está na sua 21ª edição. Este é o segundo episódio da série sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e vai abordar o ODS de número três: "Saúde e Bem-estar". Ao longo da série serão evidenciados os 17 ODS, que são pilares relacionados a diversos temas vitais para a sociedade e fazem parte do compromisso do Brasil com Agenda 2030, já que o país é signatário da Organização das Nações Unidas(ONU).

A realização da série é do Círculo de Referência em Agroecologia, Sociobiodiversidade, Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, o AsSsAN Círculo, ligado à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em parceria com o projeto UFRGS Sustentável e com a Rede ODS Brasil.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira