Rio Grande do Sul

Sustentabilidade

II Semana da Compostagem de Porto Alegre acontece entre os dias 1 e 8 de maio

Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) realiza atividades virtuais e presenciais junto com os Composteiros do Brasil

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Prazo para propor atividades segue aberto até o dia 22 de abril - Reprodução

O Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB), juntamente com os Composteiros do Brasil, prepara as atividades da segunda edição da Semana da Compostagem em Porto Alegre, entre os dias 1 a 8 de maio. O evento também acontece em outros países do mundo e é conhecido como International Compost Awareness Week (ICAW).

O objetivo é incentivar a prática da compostagem, destacando os benefícios da prática, através de palestras e ações gratuitas. As ações serão desenvolvidas por empresas, iniciativas locais de compostagem e de quaisquer cidadãos que queiram compartilhar suas experiências sobre a compostagem, através de ações autogeridas.

Cadastros ate 22 de abril

Para propor atividades, basta cadastrá-la até o dia 22 de abril em formulário online (clique aqui para acessar). O cronograma oficial será divulgado a partir do dia 25 de abril através do site do Instituto. O objetivo é criar um cronograma de ações a fim de conectar pessoas para aprender e conhecer a compostagem.

Serão aceitas como ações workshops e oficinas de compostagem, interações artísticas, lives, conversas em condomínios, pontos de recolhimento de biofertilizante e composto (para quem já composta), entre outras.

Além dessas ações cadastradas através do formulário, o Lixo Zero Porto Alegre terá participações nas feiras Ecológicas, fará vídeos informativos e ainda oficinas para a comunidade. Também é possível baixar o livro virtual sobre compostagem para conhecer mais sobre o tema.

Pesquisa sobre resíduos orgânico em Porto Alegre

O Lixo Zero Porto Alegre está realizando uma pesquisa para entender como os cidadãos da cidade estão se relacionando com seus resíduos. O objetivo é mapear uma solução mais sustentável do encaminhamento desses resíduos através da compostagem.

A pesquisa faz perguntas básicas como “Você separa seus resíduos?” e “Você realiza compostagem?”. Os resultados prévios serão divulgados durante a Semana da Compostagem. A pesquisa deve ser respondida por quem pratica e por quem não pratica a separação ou compostagem. Os dados pessoais estão protegidos por Lei.

Para responder, basta clicar neste link. Quem responder vai concorrer a prêmios, o sorteio acontecerá dia 2 de maio.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira