Distrito Federal

Povos Indígenas

Memorial promove feira e shows até domingo, 24

Durante o evento, os artistas vão apresentar narrativas orais e escritas, cantos e danças rituais.

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
A Solenidade de abertura aconteceu na manhã desta terça-feira (19), com a encenação da Oração para a Lua. - Foto: Arquivo/Agência Brasília

O Memorial dos Povos Indígenas (MPI), em Brasília, promove entre os dias 19 e 25 de abril diversas atividades sobre o Dia de Luta e Resistência dos Povos Indígenas, culminando no aniversário de Brasília.

Na programação, os visitantes poderão assistir shows com artistas indígenas de várias etnias, além de participar da feira colaborativa e de exposições de artes.

A Solenidade de abertura aconteceu na manhã desta terça-feira (19), com a encenação da Oração para a Lua, uma oração de agradecimento e pedidos, com a cantora Nívia Tupinambá, seguida por workshop de pintura corporal indígena.

Durante o evento, os artistas vão apresentar narrativas orais e escritas, cantos e danças rituais. Na feira colaborativa, os indígenas vão expor artesanatos vindos de várias partes do país, além de amostras de sua culinária.

Kamuu Dan Wapichana, que vai contar histórias com performances em danças e cantos rituais, diz que as narrativas indígenas são pouco difundidas: “Estamos contribuindo para que o público em geral conheça a literatura indígena, desmistificando estereótipos e mitos sobre nós”.

No espaço, o público é convidado ainda a conhecer as cinco instalações da mostra Artes para descobrir as culturas indígenas, que estreou no último dia 12 e fica em cartaz até a próxima segunda-feira (25).

Confira a programação

Dia 21
Feira Colaborativa
10h às 17h – Com shows de Nubia Batista, Eliaquim Camilo, Natasha Barros e Gilberto Cruz

Dia 22
10h às 17h – Com shows de Mirim Ju Yan Guarani, Ian Wapichana, Gilberto Cruz e Oziel João Filho. Exposição Artes para Descobrir as Culturas Indígenas

Dia 23
10h às 17h – Com shows de Kumuu Dan Wapichana, Heloísa Cruz de Araújo, Nívia Costa e Kessia Daline. Exposição Artes para Descobrir as Culturas Indígenas

Dia 24
10h às 17h – Com shows de Waurá, Ybá Sanenawa, Fernando Gomes e Javier. Exposição Artes para Descobrir as Culturas Indígenas

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino