Distrito Federal

Eleições 2022

Leila Barros lança pré-candidatura a governadora do DF

Recém-filiada ao PDT, senadora foi prestigiada pelo presidenciável Ciro Gomes

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Recém-filiada ao PDT, a senadora Leila Barros lançou sua pré-candidatura ao Palácio do Buriti para tentar a ser a primeira mulher eleita governadora no DF - Alexandre Aamarante

A senadora Leila Barros (PDT) lançou, na segunda-feira (18), sua pré-candidatura ao Governo do Distrito Federal (GDF), em evento na sede nacional do partido, em Brasília. 

O evento contou com as presenças do pré-candidato à Presidência da República Ciro Gomes e do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi. Outros políticos e familiares da ex-atleta também acompanharam o evento.

Leila Barros, ex-jogadora de vôlei medalhista olímpica pela seleção brasileira, se lançou na carreira política em 2014, quando concorreu a uma vaga de deputada distrital, sem sucesso. No ano seguinte, ela foi convidada pelo então governador Rodrigo Rollemberg para ser secretária de esportes do DF. Ocupou a pasta até 2018, quando se candidatou a senadora e venceu as eleições. Atualmente, ela está em meio de mandato no Senado, onde ainda poderá ficar até 2026.

Durante o lançamento da pré-candidatura, Barros afirmou que sua campanha terá como pautas principais a saúde, a educação e a mobilidade.

“A saúde é a pauta principal para resgatarmos na cidade. Tem a questão da mobilidade também, o investimento no transporte de massa. A gente vê uma preocupação em construir rodovias, viadutos, mas não se investe de fato para aqueles que necessitam nessa cidade, que é a população. Estamos trabalhando já com técnicos, conversando bastante justamente para trabalharmos esse tripé que é a saúde, a mobilidade e a educação. Obviamente temos outras pautas, mas vamos priorizar essas três”, afirmou.

Pré-candidaturas

Com a indicação de mais uma pré-candidatura ao Palácio do Buriti, já são oito os postulantes ao cargo de governador nas eleições deste ano. 

Até o momento, estão confirmados na disputa o atual governador Ibaneis Rocha (MDB), que deve concorrer à reeleição; e os pré-candidatos Keka Bagno (PSol); Rafael Parente (PSB); Leandro Grass (PV); João Vicente Goulart (PCdoB); Professor Lucas Salles (Democracia Cristã); e Izalci Lucas (PSDB). 

O Partido dos Trabalhadores (PT) ainda definirá se lança a pré-candidatura  da ex-presidente do Sindicato dos Professores do DF (Sinpro-DF) Rosilene Corrêa ou do ex-deputado Geraldo Magela. 

Pelo calendário oficial do Tribunal Superior Eleitoral, as convenções partidárias podem ser feitas entre 20 de julho e 5 de agosto. O prazo para realizar o pedido de registro da candidatura vai até 15 de agosto e as propagandas eleitorais serão permitidas a partir de 16 de agosto.

As eleições estão marcadas para 2 de outubro. Um possível segundo turno ocorrerá no dia 30 do mesmo mês.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino