direitos sociais

Programa Bem Viver acompanha preparação para Fórum Social Mundial, no México

Evento internacional ocorre todo ano, articulado por movimentos populares, para discutir soluções para desigualdade

Ouça o áudio:

12ª edição do Fórum Social Mundial é realizada em Montreal, Canadá
12ª edição do Fórum Social Mundial é realizada em Montreal, Canadá - Reprodução
Fóruns preparativos começam hoje, em Porto Alegre

Começam hoje (26) dois eventos em Porto Alegre de preparação para o Fórum Social Mundial, que será realizado no próximo mês, no México. O evento internacional ocorre anualmente e é articulado por movimentos populares, organizações não governamentais e pela sociedade civil para discutir propostas contra o neoliberalismo, o imperialismo e a desigualdades sociais.

Na preparação, a capital gaúcha sedia até o próximo sábado (30), o Fórum Social das Resistências e o Fórum Social Mundial Justiça e Democracia.

Essa será a terceira edição do Fórum Social das Resistências, que reúne as organizações e movimentos populares em defesa dos direitos dos povos e do planeta. Já o Fórum Social Mundial Justiça e Democracia, em sua primeira edição, vai reunir entidades ligadas aos profissionais do sistema de Justiça.

Quem detalha este processo é a integrante do comitê facilitador do Fórum Justiça e Democracia, Maria Bethânia, que conversou com a edição de hoje do Programa Bem Viver.

Rio São Francisco

A realização de obras hídricas afetam o ecossistema de rios e de seu entorno. Por isso, comunidades ribeirinhas do Rio São Francisco estão pressionando o governo federal criar e reforçar leis para proteger o Velho Chico.

Conhecido como “Direito das Águas”, o tema já foi abordado na Constituição de países como Equador, Bolívia e Chile.

A pressão popular para preservar o Rio São Francisco e outros cursos d'água no país é ainda mais desafiadora com o atual governo. Para se ter uma ideia, o partido do presidente Jair Bolsonaro, o PP, afirmou em propaganda na TV que Bolsonaro foi o responsável por fazer a transposição do Rio São Francisco, em 2019. Porém, quando ele assumiu o governo, a obra já estava 90% pronta.

Dia do cacau

Hoje é comemorado o Dia do Cacau e para celebrar a data o Bem Viver relembra uma matéria que une a produção deste saboroso alimento com programas de reforma agrária.

Trata-se da produção sustentável do Chocolate Terra Vista, feita pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em Arataca, na Bahia.


Confira como ouvir e acompanhar o Programa Bem Viver / Brasil de Fato

Sintonize

O programa Radinho BdF vai ao ar às quartas-feiras, das 9h às 9h30, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista. A edição também é transmitida na Rádio Brasil de Fato, às 9h, que pode ser ouvida no site do BdF.

Em diferentes dias e horários, o programa também é transmitido na Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), e na Rádio Terra HD 95,3 FM.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o Radinho BdF de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

 

Edição: Sarah Fernandes