Mobilização

Uneafro lança comitês para estimular voto de jovens em candidaturas antirracistas

Somente nesta terça-feira, 25 comitês estão sendo construídos

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Com mais de dez anos de criação, a Uneafro já atendeu mais de 15 mil alunos de regiões periféricas - Uneafro/Divulgação

A Uneafro Brasil lançou nesta terça-feira (26) uma campanha para a criação dos Comitês Antirracistas, com o objetivo de estimular o primeiro voto da juventude em candidaturas antirracistas nas eleições deste ano. 

Segundo a Justiça Eleitoral, cerca de um 1,2 milhão de jovens entre 15 e 18 anos solicitaram a emissão do título de eleitor neste ano. O número representa uma diminuição em relação à quantidade de jovens que vinham emitindo o documento em anos anteriores.   

Diante desta situação, sob os temas “Meu primeiro voto é antirracista” e “Meu voto antirracista contra a direita fascista”, a campanha se iniciou nesta terça-feira com o lançamento de 25 comitês pelo Brasil  

“Nos comitês, as pessoas poderão se reunir para debater a política nacional e as eleições 2022, a partir de um recorte racial dos temas. Nos locais, o público terá acesso a material impresso com informações sobre a campanha e a importância da eleição de candidaturas negras”, informa a Uneafro em nota.   

Segundo Douglas Belchior, fundador da Uneafro Brasil, os comitês nasceram a partir da "necessidade de fortalecimento de candidaturas negras e dos grupos sociais mais afetados por todos problemas decorrentes da crise social que a gente está vivendo. Daí a importância de ter núcleos de organização política em defesa e fortalecimento de candidaturas do movimento negro, candidaturas que tenham apoios e votos antirracistas da comunidade negra organizada, mas sobretudo também dos grupos de pessoas brancas, da classe média, dos votos de opinião que se dizem e se reivindicam como antirracistas". 

"Que esse antirracismo seja praticado no momento fundamental da vida social e da cidadania brasileira que é o momento do voto", afirma Belchior. 

O membro da Coalizão Negra por Direitos explica que os comitês terão diversas atividades, envolvendo a mobilização de cada território, as escolas, os grupos de amigos de bairro, os clubes e afins. "A gente deve, inclusive, a partir desses comitês, provocar nas pessoas a nossa tradição de organização popular comunitária, assim como a Uneafro faz há mais de 13 anos nas comunidades, organizando os grupos para lutar por direitos a partir da realidade e nos territórios."

Acesse o site da campanha.

Título de eleitor 

Os eleitores têm até o dia 4 de maio para regularizar ou solicitar o título de eleitor. É possível fazer presencialmente no Tribunal Regional Eleitoral ou por meio da plataforma online do TSE.

Edição: Rodrigo Durão Coelho