direitos humanos

Programa Bem Viver: Anistia Internacional exige resposta para mortes em operações policiais

Organização lança filme cobrando empenho do Ministério Público em investigações sobre mortes causadas pela polícia

Ouça o áudio:

Jurema Werneck é médica, diretora da Anistia Internacional e ativista sobre temas relacionados à raça, ao gênero e à orientação sexual
Jurema Werneck é médica, diretora da Anistia Internacional e ativista sobre temas relacionados à raça, ao gênero e à orientação sexual - Ana Branco/Divulgação
Dia da Caatinga também ganha espaço no Bem Viver

A Anistia Internacional Brasil lançou o documentário “Descontrole: o Ministério Público no Centro das Atenções”, que debate a atuação do Ministério Público no controle da atividade policial, em especial nas investigações sobre mortes de pessoas negras em operações da polícia.

Para repercutir o caso, a edição de hoje (28) do Programa Bem Viver conversa com a coordenadora da organização, Jurema Werneck. Ela conta que a proposta do filme é cobrar para que o Ministério Público cumpra com seu dever de fiscalizar e controlar a atividade das polícias, garantindo que elas estejam alinhadas com os direitos humanos.

A organização cobra ainda mais fiscalização e transparência, para que familiares de vítimas da polícia possam acompanhar as investigações.

Dia da Caatinga

Em 28 de abril é comemorado o Dia da Caatinga, bioma que abrange 10% do território nacional e é de extrema importância ambiental e cultural para o país. Lá vivem espécies animais e vegetais que só podem ser encontradas na região.

Ao mesmo tempo, a Caatinga é estigmatizada. Ela e o clima semiárido são erroneamente taxados como improdutivos. No entanto, diversas experiências já comprovam o grande potencial econômico e cultura da Caatinga, unindo saberes populares e científicos.

Carnaboi

Já ouviu falar em "Carnaboi"? Para quem desconhece o termo, trata-se de uma das particularidades da festa de São João no Maranhão: enquanto o forró predomina nos festejos do Nordeste, o Bumba Meu Boi é a festa que anima a população maranhense.

A celebração é puxada por um cortejo com apresentações que encenam o “Auto do Boi”. A partir daí, ocorrem competições entre os diferentes grupos.

Apesar das festividades ocorrem apenas no período junino, a preparação para as celebrações começam no Sábado de Aleluia, um dia antes da Páscoa cristã. Alguns “Bois” chegam a emendar as festividades de carnaval e São João, daí o nome “Carnaboi”.


Confira como ouvir e acompanhar o Programa Bem Viver / Brasil de Fato

Sintonize

O programa Radinho BdF vai ao ar às quartas-feiras, das 9h às 9h30, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista. A edição também é transmitida na Rádio Brasil de Fato, às 9h, que pode ser ouvida no site do BdF.

Em diferentes dias e horários, o programa também é transmitido na Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), e na Rádio Terra HD 95,3 FM.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o Radinho BdF de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Sarah Fernandes