Rio Grande do Sul

Literatura infantil

Novo livro de Rosane Castro para a infância será lançado neste sábado (30) na CCMQ

Obra ilustrada por Mônika Papescu tem como tema a diversidade de forma sutil e bem-humorada

Brasil de Fato | Porto Alegre |
De Quem é a Casa” é o 13° titulo da escritora gaúcha - Foto: Osvaldo Moreira

"Em uma cidade de casas iguais, apenas uma é diferente. O que esperar daqui para frente? Bastou uma casa com vitrais para despertar a curiosidade dos vizinhos e começar os burburinhos. Os moradores da cidade, diferentemente iguais entre si, correm de um lado para o outro para tentar descobrir 'De quem é a casa'. Será que irão conseguir?" Partindo desta provocação, a escritora Rosane Castro deseja instigar a imaginação das crianças (e adultos), trazendo a temática da diversidade de forma sutil e bem-humorada em seu novo livro “De quem é a casa?”.

O lançamento do 13° titulo de sua carreira, editado pela Cena Produções Artísticas, ocorre neste sábado (30), às 16h, na Biblioteca Lucília Minssen, 5° andar da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), em Porto Alegre, com direito a autógrafo da autora. 

O texto de Rosane Castro, com ilustrações de Monika Papescu, propõe-se um verdadeiro deleite aos sentidos. As cores vibrantes, as personagens e o enredo tornam a experiência leitora muito prazerosa. A curiosidade, inata ao ser humano, e as situações que aproximam as pessoas são apresentadas na obra. Quem levar o livro para casa irá descobrir "De quem é a casa" da história. 

Para Rosane Castro, a obra representa um amadurecimento na sua carreira como escritora e, agora, também como editora. "Em 2020, iniciei um novo segmento à minha empresa, onde acrescentei o ramo editorial, produzindo meus livros e de outros autores. O objetivo é aprender tudo sobre a cadeia produtiva do livro" aponta. "Meus textos passam por um crivo editorial composto por profissionais da área da literatura e da psicologia, tudo para garantir a qualidade artística e editorial das publicações", ressalta.

O processo

Rosane Castro escreveu “De quem é a casa?” em 2021, durante a pandemia. "Eu queria um texto leve e, ao mesmo tempo, profundo. A literatura para a infância nos proporciona uma interação com o lúdico e o real. Foi nesse universo imagético que criei os personagens e suas características, que se assemelham a todos nós. A temática é sobre a diversidade, a curiosidade e, principalmente, sobre a Casa como uma projeção de quem somos", comenta. 

Além do texto apurado, destacam-se na obra as ilustrações de Monika Papescu. "O processo de criação foi intenso e muito discutido entre nós", conta Castro. "Além da pesquisa de material e das intenções de cada cena, nós nos divertimos muito. As cores intensas, os cenários e os personagens, constroem uma imagem vibrante, que se comunica com o leitor, oportunizando uma experiência sensorial", prossegue.

Esta é a quarta parceria entre Castro e Papescu. "A nossa relação profissional é maravilhosa. O mais interessante dessa parceria é a conexão com o processo criativo. O livro chegou no resultado esperado para ambas; essa sintonia nos proporciona viver intensamente cada etapa do projeto com muito prazer e alegria. Puro profissionalismo e afeto", confessa. 

Sobre Rosane Castro

Escritora, narradora de histórias e produtora cultural. Graduada em Letras pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) e pós-graduada em História e Cultura Indígena e Africana pela mesma instituição. Graduada em Literatura Infantil e Juvenil pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Atualmente, cursa Psicologia e Terapias Integrativas. Atua em projetos culturais, sociais e pedagógicos nas organizações públicas, privadas e não governamentais. Organiza e atua em feiras, bienais e eventos culturais e literários na Região Metropolitana de Porto Alegre e em diversas cidades do interior do Rio Grande do Sul e vários Estados do Brasil.

É idealizadora e coordenadora do Encontro Nacional de Contadores de Histórias “Ao Pé do Ouvido” desde 2009. Coordena a Biblioteca Itinerante Griô, projeto aprovado pelo Governo Federal, através do Ministério da Cultura – Mais Cultura / Pontos de Leitura. Ministra cursos e palestras sobre a arte de contar histórias, sobre mediação de leitura e literatura para a infância. Tem treze livros publicados e muitas histórias aguardando o momento certo para voarem e pousarem nas mãos e coração dos leitores.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira