Rio Grande do Sul

Trabalho Artístico

Núcleo Cenotécnico do Vale do Sinos promove seminário sobre segurança no campo das artes

1º Ciclo de Capacitação Técnica das Artes vai produzir dois seminários gratuitos em maio com transmissão via Youtube

Brasil de Fato | Porto Alegre |
A segurança de trabalhadores das artes depende de uma série de fatores que nem sempre são considerados no cotidiano da produção artística - PCR/ Andrea Rêgo Barros

O 1º Ciclo de Capacitação Técnica das Artes do Núcleo Cenotécnico do Vale do Sinos (NCVS) vai acontecer a partir de dois seminários sobre "Segurança no Espaço de Atuação - Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho". As atividades são gratuitas, com transmissão via internet, nos dias 4 e 18 de maio.

Segundo a organização do evento, a segurança de trabalhadores das artes depende de uma série de fatores que nem sempre são considerados no cotidiano da produção artística. Porém, diversos conhecimentos como percepção de riscos, responsabilidade técnica e transversalidade de conhecimentos podem evitar acidentes.

Na quarta-feira (4), às 19h30, pelo canal do YouTube do Núcleo Cenotécnico, acontece o primeiro seminário com o tema "Norma Regulamentar NR-35", com a participação do professor Dr. Marco Antônio Bortoleto (Unicamp), integrante do Núcleo de Pesquisas em Circo. Também terá a participação do artista circense Eduardo Ben-Hur, para tratar sobre os cuidados com o trabalho em altura e a sociologia do risco.

O segundo seminário abordará as questões sobre eletricidade e seus riscos nas montagens de exposições artísticas. Será realizado com o projetista e performer de iluminação Alexandre Fagundes Lopes, com produção do cenógrafo e eletricista Klaus Kellermann. Este segundo momento acontece no dia 18 de maio, às 19h30, no mesmo canal do Youtube.

Seminários terão interação ao vivo através do chat

“O segmento do pensamento da segurança do trabalho no campo das artes exige que técnicos de segurança, eletricistas, iluminadores, cenógrafos, técnicos de palco, etc., uma série de atores se reúnam e dialoguem sobre as problemáticas. Precisamos reunir metodologias, ciências e, sobretudo, a expertise de muitos profissionais”, salienta o professor Marco Bortoleto.

A atividade integra o “Pro-je-tan-do: Ações Continuadas de Implementação do NCVS”. O projeto tem realização da Secretaria Municipal da Cultura de Novo Hamburgo e Núcleo Cenotécnico do Vale do Sinos, financiamento do Funcultura - Fundo Municipal de Cultura de Novo Hamburgo e gestão cultural da Imago Produtora.

O Núcleo Cenotécnico do Vale do Sinos é um coletivo formado por dez artistas e técnicos do setor cultural que trazem na bagagem individual uma longa trajetória na área. Graças à Lei Aldir Blanc, surge como espaço estruturado com equipamentos e maquinários completos para a produção e criação de cenários e elementos cênicos para espetáculos e eventos.

Recentemente o Núcleo mudou de endereço. Agora sua sede localiza-se em Hamburgo Velho, no município de Novo Hamburgo, e em breve abrirá suas portas ao público no novo espaço. Contatos para projetos podem ser realizados pelo email [email protected].

Núcleo nas redes: Facebook / Instagram


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira