Rio de Janeiro

ANIVERSÁRIO

Brasil de Fato RJ celebra 9 anos com exibição de mini documentário e mostra de principais capas

Jornal que é distribuído em formato tabloide desde 2013, semanalmente, de forma gratuita, aposta em novas linguagens

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Jornal é distribuído na estação das Barcas, trens e ônibus do Rio de Janeiro - Jaqueline Deister/Brasil de Fato

O Brasil de Fato RJ completou nove anos neste domingo (1º), Dia do Trabalhador. O veículo de comunicação, que tem como principal compromisso informar a população fluminense através de uma visão popular, é distribuído em formato tabloide desde 2013, semanalmente, de forma gratuita nos principais pontos de circulação de trabalhadores na capital e região metropolitana do Rio de Janeiro.

Para celebrar, um evento será realizado no Armazém do Campo, na Av. Mem de Sá, 135, Lapa, nesta sexta-feira (6). Na programação está a exibição de um mini documentário contando um pouco da história do veículo de comunicação e uma exposição feita a partir da seleção de capas do jornal publicadas nos últimos anos, que resumem as coberturas jornalísticas mais importantes estampadas no impresso. 

A editora do Brasil de Fato RJ, Mariana Pitasse, afirma que, nestes nove anos, a principal característica do veículo sempre foi privilegiar assuntos que fazem parte do cotidiano das pessoas, por isso, o jornal apresenta temas como educação, saúde, política, direitos humanos e questões sociais, com uma linguagem de fácil entendimento, com o objetivo de mostrar como atravessam a vida da população.

Leia também: Artigo | Joaquin Piñero: no seu aniversário de 52 anos, estaria orgulhoso do Brasil de Fato RJ

“A gente tem uma preocupação muito grande de que seja um jornal que tenha um conteúdo de qualidade, que chegue às pessoas nesse trajeto que elas estão fazendo da casa até o trabalho, por isso que a gente distribui ele na Central do Brasil, na estação das barcas, no metrô, porque a gente quer que as pessoas peguem esse jornal, leiam e que seja uma leitura que as acompanhe nesse trajeto”, explica Mariana.


Distribuição de exemplares de edição especial na Central do Brasil, no Rio de Janeiro / Jaqueline Deister/Brasil de Fato

O Rio de Janeiro foi o primeiro estado a ter o jornal em versão tabloide com a marca Brasil de Fato, desde que foi encerrada a versão nacional em formato standard, que circulou de 2003 a 2013. Atualmente, o veículo tem uma tiragem de 20 mil exemplares impressos por semana, além do portal de notícias online e das redes sociais.

O coordenador político do Brasil de Fato RJ, Rodrigo Marcelino, acredita que a comunicação popular feita pelo jornal se faz cada vez mais necessária, principalmente neste momento político em que o país enfrenta tentativas diárias de retrocessos.

“Manter o jornal Brasil de Fato na rua é manter acesa a esperança na possibilidade de um projeto popular para o Brasil, de levar adiante as reformas estruturais que podem destravar os caminhos do desenvolvimento, que possam diminuir a desigualdade do povo brasileiro e que possam abrir as portas para uma nova etapa da luta de classes”, resume.

Em 2021, o Brasil de Fato RJ começou a produzir reportagens em formato audiovisual para o programa Central do Brasil, uma parceria com a rede TVT. As matérias expõem situações, temas e questões sociais que acontecem no estado do Rio, com o objetivo de levar informação de qualidade em nova linguagem para mais trabalhadores.

O veículo também passou a integrar a produção do programa de TV Papo na Laje, em parceria com a TV Comunitária do Rio de JaneiroO programa reúne jovens em lajes das periferias e das favelas do Rio para debater assuntos relevantes do dia a dia da sociedade e da classe trabalhadora. 

“Ao mesmo tempo que estamos na rua distribuindo jornal impresso, não quer dizer que a gente parou no tempo. Estamos entregando notícias em diferentes formatos e acompanhando também essas mudanças da internet que trazem uma renovação para as formas de apresentar a notícia”, conclui a editora.

Edição: Mariana Pitasse