Rio Grande do Sul

CLIMA

Defesa Civil alerta para chuvas volumosas e risco de enchentes no Rio Grande do Sul

Ciclone extratropical na costa gaúcha intensifica situação de cheias dos rios pelo estado nos próximos dias

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Na Fronteira Oeste, o rio Quaraí transbordou e inundou ruas e casas, deixando desabrigados - Foto: Divulgação/Defesa Civil

A Defesa Civil emitiu um alerta para chuvas volumosas e risco de transbordamento de rios no Rio Grande do Sul, entre esta terça (5) e quinta-feira (7), principalmente nas regiões Norte e Leste do estado. O sistema de baixa pressão que atua há alguns dias no clima do estado e já provocou fortes chuvas e inundações na Fronteira Oeste, onde famílias ficaram desabrigadas, cria condições para a formação de um ciclone extratropical na costa gaúcha, provocando instabilidade, ventos e queda na temperatura.

As regiões Noroeste, Norte e Serra, apresentam o quadro mais preocupante, com a precipitação dos próximos quatro dias chegando ao nível previsto para quatro meses, com a indicação de um volume de chuva entre 300 e 500 milímetros. A MetSul Meteorologia alertou que vários rios de maior porte e menores devem experimentar cheias durante as próximas horas e dias. Todos com suas bacias no Norte e no Nordeste do estado, na Serra, Planalto, Médio e Alto Uruguai, e no Litoral Norte.

Nos próximos dois dias, na região Metropolitana de Porto Alegre, os volumes de chuva devem ficar entre 50 e 100 milímetros, o que representa um pouco menos que a média histórica de chuvas no mês de maio na cidade, que é de 118 milímetros. Contudo, há a possibilidade de fortes ventos atingirem a cidade e a população das ilhas deve ficar atenta a possíveis alagamentos e inundações.

A Metsul informa que os volumes de chuva acumulados desde o começo da instabilidade até o meio-dia desta terça atingiam no Rio Grande do Sul marcas de 233 mm em Vacaria, 155 em Serafina Correa, 154 mm em Bom Jesus e Lagoa Vermelha, 126 mm em Soledade, 120 mm em Passo Fundo e 108 mm em Bento Gonçalves.

Enchentes na Fronteira Oeste

As chuvas que já atingiram o estado nos últimos dias deixaram milhares de desabrigados na Fronteira Oeste, levando cidades a decretar situação de emergência.

A mais afetada foi Alegrete, onde 2,3 mil pessoas tiveram que deixar suas casas por conta da cheia do Rio Ibirapuitã, que chegou a 11,90 metros acima do nível normal. Para as 220 pessoas que ficaram desabrigadas, conforme a Defesa Civil, foram disponibilizados abrigos nos ginásios Oswaldo Aranha e Honório Lemes, no posto do bairro Macedo e nas creches Santa Terezinha e IRMA.

Outra cidade atingida foi São Gabriel, onde cerca de 900 pessoas foram desalojadas por conta da enchente no rio Vacaria, que chegou a cinco metros acima no normal. Em Quaraí, o transbordamento do rio que leva o nome da cidade desabrigou cerca de 12 famílias.

O telefone para relatar situações de emergência à Defesa Civil gaúcha é 190/193.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira