Rio Grande do Sul

Feira Antifascista

Terceira edição da Bella Ciao acontece neste sábado (7) no Memorial Luiz Carlos Prestes

Evento terá mais de 80 expositores e contará com projetos sociais parceiros e apresentações artísticas

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Feira acontecerá das 14h às 19h e 30 - Foto: Divulgação

Acontece neste sábado (7), véspera do Dia das Mães, a 3ª edição da Feira antifascista Bella Ciao em Porto Alegre, a partir das 14 horas no Memorial Luiz Carlos Prestes. Com 80 expositores, o evento terá apresentações artísticas, DJ e encerramento com o bloco carnavalesco “Ai, que saudade do meu ex”.

De acordo com os organizadores, a Feira Bella Ciao posiciona-se politicamente com valores antifascistas e tem como propósito fortalecer a esquerda e fazer a economia girar em torno de pessoas e não de grandes empresas.

“A partir da constatação da necessidade de construção de um espaço para desenvolvimento de uma feira para artesãos e pequenos empreendedores identificados com a resistência aos movimentos antidemocráticos e com as pautas progressistas, nos unimos em 2021 e realizamos duas edições do evento, que foram sucesso. Reunimos expositores, produtores, artesãos, músicos e personalidades da política gaúcha, além de grande público”, explicam os organizadores ao anunciarem a terceira edição. 

Para a edição deste sábado, a feira antifascista contará com mais de mais de 80 expositores de marcas autorais de roupas, acessórios, bordado, artesanato, arte, literatura, plantas, cerveja artesanal, alimentação vegana e convencional. Também ocorrerão oficinas de bordado, de escrita criativa e de pequenos reparos de bike.

Além disso, projetos sociais foram convidados para participar. São eles:

  • MTST-RS – cozinha solidária – arrecadação de comida

  • Gurias Gateiras e Reino Gato – projeto de castração de gatos

  • Anna Dal Brecho – projeto de castração de cães

  • Mulheres Mirabal – casa de acolhimento e abrigamento de mulheres em situação de violência

  • Geração Pop Rua – rede de oficinas de saúde, trabalho e geração de renda para a população em situação de rua, com garantia de fluxo/acompanhamento integrado

  • Indígenas Guaranis – aldeias Cantagalo e Camaquã

  • Mãos Pompeianas – trabalho voluntário que auxilia migrantes junto ao CIBAI Migrações

Sobre a escolha do local, os organizadores pontuam que o Memorial Luiz Carlos Prestes (Avenida Edvaldo Pereira Paiva, 1527) tem uma representatividade histórica para o município de Porto Alegre. Além de ser um espaço de resistência, trata-se de um icônico prédio de Porto Alegre, cujo projeto foi criado e doado por Oscar Niemeyer que, nas palavras do próprio, visa “contribuir para manter viva a memória de Luiz Carlos Prestes, um brasileiro que lutou em favor de seu povo, contra a miséria e a desigualdade social”.

A tarde começará com o as Meninas da Perna-de-pau desfilando, também contará com o DJ Buiu nos toca-discos. Depois vem o Juliano Luz, cantando Chico, Adoniran e Belchior, e a noite fecha com o bloco “Ai, que saudade do meu ex”, batucando e cantando por dias melhores.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira