Rio Grande do Sul

ILHADOS

Desabamento de ponte em São Gabriel deixa famílias Sem Terra sem acesso à área urbana da cidade

Moradores de Passo do Pedroso, em São Gabriel (RS), cobram conserto da estrutura que caiu há uma semana

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Comunidade se mobilizou para poder cruzar o Rio Pedroso provisoriamente enquanto aguardam por nova estrutura - Foto: Reprodução/MST

Mais de 400 famílias Sem Terra e outros moradores estão sem poder transitar dos assentamentos e comunidades de São Gabriel, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, para a cidade, devido ao desabamento de uma ponte. De acordo com Ana Cristina Quevedo, moradora no Assentamento Conquista do Caiboaté, a situação persiste há mais de uma semana, e nada foi feito para resolver a situação.

A ponte sobre o Rio Pedroso foi levada pela força da enchente que atingiu a região no final de abril e deixou a estrutura submersa. No sábado (30), o poder público constatou o desabamento da ponte

O prefeito de São Gabriel, Lucas Menezes (PL), por meio de um ofício, sugeriu ao diretor-geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER), Luciano Faustino da Silva, a possibilidade de instalar, no local, uma ponte provisória do Exército Brasileiro.

Além de impedir o escoamento da safra agrícola e o acesso de moradores da região à cidade, a queda da ponte também prejudica mais de 300 estudantes que ficaram sem transporte para deslocamento.

Por conta do alto volume de chuva que atingiu a Fronteira Oeste, o rio Vacacaí, também em São Gabriel, chegou a 6,50 metros acima do normal na segunda-feira (2) . De acordo com a Defesa Civil, pelo menos 900 casas foram atingidas pela água.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira