Rio Grande do Sul

VIDA DAS MULHERES

Entidade abre inscrição para Curso de Formação de Jovens Multiplicadoras de Cidadania 

Objetivo é fortalecer o protagonismo de mulheres jovens de classes populares e moradoras da periferia de Porto Alegre

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Curso será realizado entre 20 de maio e 12 de agosto, em formato ​híbrido, com aulas virtuais e presenciais - Foto: Divulgação

Promovido pela pela Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos, o curso para a 6º Formação de Jovens Multiplicadoras de Cidadania está com inscrições abertas até a próxima terça feira (10). A formação jurídico-feminista é destinada para jovens moradoras da periferia de Porto Alegre, com idade entre 15 e 20 anos, que desejam qualificar e fortalecer seu protagonismo, além de ampliar sua capacidade de diálogo. 

O curso será realizado entre 20 de maio e 12 de agosto, em formato ​híbrido, com aulas virtuais (terças à tarde) e presenciais (sextas à tarde). Quem finalizar a formação receberá certificado da UFRGS. Todas as alunas que necessitarem terão garantida a conectividade em seus celulares pessoais (recarga) para as aulas virtuais e transporte para as presenciais.

A seleção acontecerá em duas etapas. Na primeira, as interessadas deverão preencher o formulário de inscrição disponível neste link: https://bit.ly/6cursoJMC. As inscritas que estiverem dentro dos critérios previstos serão convidadas para uma seleção coletiva no dia 13 de maio (sexta-feira) no período da tarde. O resultado final da seleção será publicado em 17 de maio, no site da Themis e também comunicado por telefone às selecionadas. Mais informações pelo e-mail [email protected] 

"Fortalecer o protagonismo"

“O objetivo do projeto é fortalecer o protagonismo de mulheres jovens de classes populares e moradoras da periferia, para que elas conheçam, acessem e reflitam sobre a justiça, seus direitos e multipliquem uma cultura ampla de cidadania e direitos humanos”, afirma a diretora-executiva da Themis, Márcia Soares.

A 6º Formação de Jovens Multiplicadoras de Cidadania é uma realização da Themis em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), por meio da Faculdade de Educação (Faced) e do Núcleo de Extensão e Pesquisa Antirracista e Anticapacitista (Neparc), e apoio do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).

A Themis é uma organização que atua há 29 anos para ampliar o acesso das mulheres à justiça e aos direitos humanos. Entre as ações desenvolvidas está o projeto de formação de Promotoras Legais Populares (PLPs), que teve início na capital gaúcha e consolidou-se como uma política pública não-governamental, presente em 11 estados brasileiros. Atualmente, a Themis também realiza a formação da 18ª turma de Promotoras Legais Populares – a primeira após a pandemia de covid-19.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira