Rio Grande do Sul

Eleições 2022

Assembleia de pré-campanha de Edegar Pretto (PT) ao governo do estado reúne PCdoB e PV

Programa de governo será debatido em 10 assembleias populares regionais nas diversas regiões do Rio Grande do Sul

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Evento reúne PT, PCdoB e PV e anuncia nova etapa da pré-campanha de Edegar Pretto no RS - Foto: Rafael Stedile

Assembleia da pré-campanha de Edegar Pretto (PT) ao governo do estado do RS reuniu cerca de 400 pessoas, na noite desta quarta-feira (11), no auditório do Sindicato dos Municipários (Simpa), em Porto Alegre. Segundo a organização, a atividade encerrou o ciclo de instalação das coordenações da pré-campanha de Edegar e Lula nas 28 regionais do partido, contemplando todo o estado.

O evento contou com a presença de deputados, vereadores, dirigentes, militantes e apoiadores do próprio PT, mas também do PCdoB e PV. O pré-candidato ao governo do RS informou que o próximo objetivo será a organização de assembleias populares, em 10 encontros, nas diversas regiões do estado, para preparar o programa de governo.

“Estamos convidando a população para dialogar verdadeiramente conosco. Vamos colocar no papel um programa de governo que será fruto de muita participação. As assembleias populares servirão para que possamos ter um retrato de como nós queremos um governo do Rio Grande”, afirmou Pretto. 

Lideranças do PT gaúcho, como os ex-governadores Olívio Dutra e Tarso Genro, estiveram presentes. Tarso reafirmou sua convicção na figura de Pretto para ser o candidato ao Piratini, ressaltando a importância de reconstruir a democracia e de retirar o país da situação de fome, miséria e desemprego.

Por sua vez, Olívio destacou que é preciso recuperar o que o atual governo vem destruindo. “Com Lula e Edegar Pretto vamos construir um projeto economicamente viável, ecologicamente sustentável e com o protagonismo do povo. Nós temos uma experiência e sabemos tirar lições dela, das suas potencialidades e dos seus desacertos”, observou.

Partidos aliados também manifestaram apoio

A vereadora Daiana Santos falou em nome do PCdoB, afirmando que o estado precisa de mudança. "Nós, do PCdoB, estamos presentes, porque nos unimos a estas e a outras figuras espalhadas pelo Rio Grande, pelo Brasil, e que estão mobilizadas em prol dessa mudança. Estamos aqui construindo saídas e todos precisam entender isso”, alertou.

Já o presidente do PV, Márcio Souza, disse que o Partido Verde fez questão de estar na federação partidária com o PT e o PCdoB. “Não mediremos esforços para que tenhamos um papel importante, não só para o crescimento do nosso partido, mas para que possamos contribuir para que esse estado tenha um governador de verdade”, completou.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Katia Marko