Paraíba

DESEMPREGO

MTD-PB cria um Banco Popular de Trabalho e Renda para cadastrar empregadores e desempregados

O Banco está sendo iniciado apenas com as mulheres primeiro, para depois abrir espaço para os homens

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Ilustração - Imagem Reprodução

O Movimento dos trabalhadores por direitos (MTD) criou um Banco Popular de Trabalho e Renda no intuito de para cadastrar empregadores e desempregadas/os para facilitar a busca por ofertas/vagas de emprego. 

O Banco Popular tem o objetivo de potencializar as trabalhadoras e os trabalhadores que se encontram em situação de desemprego e sem opção de trabalho e geração de renda

Segundo Bárbara Zen, do MTD, o Banco Popular de Trabalho e Renda está sendo iniciado apenas com as mulheres primeiro, para depois abrir espaço para os homens.

“A gente está fazendo o cadastro das mulheres em situação de violência, principalmente das comunidades, de oficinas que a gente está fazendo junto com a Fundação Margarida Maria Alves, e parte das oficinas vai para o cadastramento de geração de trabalho e renda. Aí a gente vai direcionar essas mulheres para as vagas. A gente está chamando as pessoas que têm vagas disponíveis a se cadastrarem também no banco, e daí a gente cruza as experiências”.

Segundo ela, as habilidades de cada pessoa estarão inseridas no banco de dados, e já se planeja um aplicativo, produzido pelo movimento, para ser lançado até o final do ano. O app será semelhante a um Sine do movimento, tanto para trabalho formal quanto informal.

"Nesse momento, a gente não tem como fazer a organização popular com as pessoas passando fome e precisando de um mínimo de subsistência. Também o ciclo de doações e solidariedade, ele tem muitos limites que a gente conhece. Então a gente está tentando buscar alternativas, e talvez formar uma cooperativa de trabalhadores e trabalhadoras”, comenta ela.

O chamamento é o seguinte: “Esse é um espaço para você, empregador(a), divulgar as oportunidades de trabalho formal e informal que você tenha conhecimento e queira disponibilizar em nosso banco. 

Contamos com a sua colaboração desde já!! 

Abaixo segue o link para cadastramento das vagas disponíveis e também os contatos:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc4OaCLf2RwH_TBdw22tlskJgtfT9Uss_h1zTy55LfkTARcJg/viewform?vc=0&c=0&w=1&flr=0

Instagram: @mtdparaiba / Facebook: MTD Paraíba / Telefones: (83) 99331-5592 ou (83) 98825-5680

 

 

Edição: Heloisa de Sousa