Rio Grande do Sul

EM DEFESA DO LIVRO

Exposição Bibliotecas Abertas revela abandono de espaços de leitura em escolas estaduais

Mostra inaugurada na Assembleia visa mostrar à sociedade a situação de precariedade e fechamento das bibliotecas no RS

Brasil de Fato | Porto Alegre |
A exposição é promovida pela Frente Parlamentar Estadual de Incentivo ao Livro e à Leitura da ALRS - Foto: Paulo Garcia

A exposição “Pelo direito ao Livro e à Leitura: Bibliotecas Escolares Abertas” foi inaugurada nesta segunda-feira (16) pela Frente Parlamentar Estadual de Incentivo ao Livro e à Leitura da Assembleia Legislativa do RS. Localizada no Espaço Deputado Carlos Santos, andar térreo da Assembleia, em Porto Alegre, a mostra segue até o dia 20 de maio e tem o objetivo de mostrar à sociedade a situação de precariedade e fechamento das bibliotecas escolares estaduais.

A exposição é resultado do trabalho da Frente Parlamentar, presidida pela deputada Sofia Cavedon (PT). A deputada ressalta que desde 2019, antes da pandemia, o governo de Eduardo Leite (PSDB) iniciou o processo de fechamento das bibliotecas escolares retirando todos os profissionais que desempenham a função de zelar pelo acervo e orientar estudantes nas suas pesquisas e leituras. Desde então, diversas operações que visitaram as escolas diagnosticaram que o RS tem diversas bibliotecas fechadas, algumas virando depósitos.

No lançamento da exposição, Sofia destacou que a " luta é por todas as bibliotecas escolares abertas e adequadas, por concurso para bibliotecárias/os e criação do cargo de técnico/a em Biblioteconomia”. Ela afirmou que não desistirá do direito ao livro e à leitura que esses espaços e profissionais possibilitam.

O evento contou com a apresentação do Grupo de Mediadores e Mediadoras de Leitura da EMEF Saint Hilaire, coordenados pela Professora Maria Gabriela, e no final teve um "Livraço". Quando a mostra encerrar, informa a deputada, assim como a exposição "A Educação exige respeito", a das Bibliotecas Abertas também será itinerante.

Participaram do evento a Associação Gaúcha de Escritores (AGES); o Instituto Estadual de Educação Gomes Jardim, de Guaíba, que tem a biblioteca escolar mais antiga do estado com 95 anos; o Conselho Regional de Biblioteconomia da Região 10 (CRB 10); a Biblioteca Pública do Estado; a Biblioteca Central da UFRGS; a Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação/UFRGS;  a Faculdade de Educação/UFRGS; a Associação Riograndense de Bibliotecários; o Instituto Ágora; o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas; a Câmara Riograndense do Livro; o Conselho Estadual de Cultura (CEC/RS); representações de entidades, escolas públicas, estudantes; secretarias de Educação e da Cultura, frentes parlamentares federal e municipal, editoras e livrarias.

* Com informações da Agência de Notícias da ALRS


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

PRECISAMOS DA SUA AJUDA

O Brasil de Fato RS não cobra nenhum tipo de assinatura dos leitores, todas nossas informações são gratuitas. Por isso, precisamos do seu apoio para seguir na batalha das ideias.

CONTRIBUA através do PIX 55996384941 (celular), em nome do Instituto Cultural Padre Josimo.

A democratização da comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Edição: Marcelo Ferreira