Rio Grande do Sul

Mulheres na Política

Seminário final do projeto "Nunca Mais Sem Nós" reúne mais de 400 mulheres na ALRS

O projeto promoveu, durante cinco meses, seminários regionais de formação política para mulheres no estado

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Encerramento aconteceu no último sábado (14) Auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa do RS - Foto: Lucas Leffa

A representação feminina nos espaços de decisão foi tema do Seminário Estadual do Projeto Elas Por Elas - Nunca Mais Sem Nós, realizado último sábado (14), no Auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa do RS.  Promovido pela Secretaria Nacional de Mulheres do PT, com as secretarias de mulheres estadual e municipais, o evento reuniu mais de 400 mulheres, oriundas de todas as regiões do estado. 

O projeto promoveu, durante cinco meses, seminários regionais de formação política para mulheres e oficinas de ativismo digital e comunicação, em inúmeras cidades gaúchas.

O seminário teve início com um ato político em apoio ao ex-presidente Lula, com a participação do deputado federal Paulo Pimenta (PT/RS), presidente estadual do partido no RS; o deputado estadual Edegar Pretto (PT), representante do Movimento He For She e pré-candidato ao governo do estado do RS; Misiara Oliveira, publicitária, integrante da Executiva Nacional do PT e do Coletivo Nacional de Mulheres do PT; Juçara Dutra, professora, sindicalista, doutora em Políticas Públicas e vice-presidenta do PT/RS; Vitalina Gonçalves, sindicalista, professora, secretária estadual de Mulheres do PT/RS e secretária Geral da CUT/RS. 

Na sequência aconteceu a primeira mesa do encontro, intitulada “Desafios para a participação e representação política das mulheres e mulheres negras no Brasil". Teve como debatedoras Misiara Oliveira; a cientista social Andressa Duarte, mestra em Ciências Sociais pela UFSM e doutoranda em Ciência Política pela UFRGS; a professora Roselaine Dias, mestra em Educação, servidora pública, integrante da Rede Lésbi Brasil e secretária Nacional LGBTI+ do PT; e a vereadora de Porto Alegre Laura Sito (PT), jornalista e servidora pública.

Em seguida, a mesa dois teve como tema “Nunca Mais Sem Nós: Iniciativas voltadas ao fortalecimento da participação das mulheres na política”. Participaram como convidadas: Seleni de Lima, trabalhadora rural e integrante da Coordenação Estadual do MST/RS; Maria Eunice, metalúrgica, formada em Direito, professora aposentada, primeira mulher do PT eleita vereadora em Canoas (RS); Vera Tita, metalúrgica, soldadora, inspetora e vereadora do PT, primeira mulher negra eleita em Esteio (RS); Reginete Bispo, cientista social, consulesa honorária do Senegal, vereadora suplente do PT em Porto Alegre em um mandato coletivo; Dra. Cláudia Schiedeck, professora, doutora em Educação, ex-reitora do IF/RS e vice-presidenta do Corede Serra; Maria do Rosário, deputada federal do PT, professora, mestra em Educação e doutoranda em Ciência Política na UFRGS.

O encontro contou com momentos culturais, com a apresentação da rapper Negra Jaque e da atriz Juçara Gaspar e encerramento com as irmãs Vidal. O evento também contou com apresentação do vídeo do projeto Nunca Mais Sem Nós e espaço kids para as crianças, além de uma feira de livros.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

PRECISAMOS DA SUA AJUDA

Brasil de Fato RS não cobra nenhum tipo de assinatura dos leitores, todas nossas informações são gratuitas. Por isso, precisamos do seu apoio para seguir na batalha das ideias.

CONTRIBUA através do PIX 55996384941 (celular), em nome do Instituto Cultural Padre Josimo.

A democratização da comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Edição: Marcelo Ferreira