Rio Grande do Sul

O POVO PAGA A CONTA

"Como recuperar a capacidade fiscal do estado, se você impede investimento?", questiona Zaneti

O deputado constituinte e autor do livro O Complô criticou os rumos da dívida pública do RS em audiência pública na ALRS

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Hermes Zaneti participou de debate promovido pela Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo da Assembleia Legislativa do RS - Foto: Guerreiro

Um dia após o parlamento gaúcho aprovar projeto que alterou o teto de gastos estadual, incluindo os investimentos nessa conta, o deputado constituinte e autor do livro O Complô, Hermes Zaneti, criticou os rumos da condução da dívida pública gaúcha e convocou a sociedade a resistir.

"Não podemos esmorecer em função do que aconteceu ontem nesta casa. A questão da dívida pública está sendo interditada pela imprensa. Metade do orçamento fica sem discussão, sem conhecimento. É um tabu que precisamos quebrar. No momento em que o povo entender que é ele quem paga a conta, teremos apoio para mudar", defendeu Zaneti em audiência pública, nesta quarta-feira (18), no Plenarinho da Assembleia Legislativa do RS (ALRS).

Realizado em formato híbrido, o evento contou com parlamentares, sindicalistas e especialistas em dívida pública, que debateram o impacto do endividamento público federal na capacidade de investimento público e produtivo do país e do estado. Foi promovido pela Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo da Assembleia, proposto pelo deputado Zé Nunes (PT).

O autor do livro "O Complô – Como o sistema financeiro e seus agentes políticos sequestraram a economia brasileira" falou de seu trabalho na Assembleia Constituinte e das dificuldades para levar o tema adiante. Ressaltou que instituições do governo federal se articulam a serviço de 1% da população brasileira, servidos pelos demais. “O povo paga a conta e não sabe para onde está indo esse montante que recolhe", protestou.

"O que foi decidido ontem aqui na Assembleia é impedir o Regime de Recuperação Fiscal. Como você vai recuperar a capacidade fiscal do estado, se você impede o investimento? É um contrassenso", sublinhou Zaneti.

Ex-ministro do Trabalho, das Comunicações e da Previdência Social, Ricardo Berzoini ressaltou que o povo não pode pagar a conta quando vem com a supressão de direitos básicos. Ele defendeu que a renegociação das dívidas deve ser realizada por mera atualização monetária, sem juros, pois os três níveis da federação são corresponsáveis e solidários.

“Ao mesmo tempo, é preciso passar a reforma tributária, fazer mudanças estruturais que são sempre barradas no Congresso Nacional", alertou Berzoini

A audiência contou com a presença do deputado estadual de Minas Gerais Ulysses Gomes, cujo estado também aderiu à renegociação junto ao Governo Federal. Ele reforçou as críticas a essa medida, pela qual os governadores abriram mão de dezenas de bilhões de reais a que os estados teriam direito junto à União.

Diversas autoridades participaram do debate, que teve como ponto central a explanação de Zaneti, estudioso da dívida pública há mais de 30 anos. A presidente do CPERS-Sindicato, Helenir Schürer, destacou a importância de levar o debate sobre a dívida pública para toda a sociedade. Ela sugeriu a realização de audiências regionais por todo o Rio Grande do Sul, a fim de que a sociedade seja protagonista.

Os deputados Valdeci Oliveira (PT), presidente da ALRS, e Zé Nunes, presidente da Comissão de Economia, ressaltaram a importância de promover o debate sobre a dívida pública. Os deputados petistas Pepe Vargas e Luiz Fernando Mainardi, além de Elton Weber (PSB) lembraram de outros projetos e iniciativas cobrando fiscalização sobre a dívida.

* Com informações da assessoria de imprensa e da ALRS


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

PRECISAMOS DA SUA AJUDA

O Brasil de Fato RS não cobra nenhum tipo de assinatura dos leitores, todas nossas informações são gratuitas. Por isso, precisamos do seu apoio para seguir na batalha das ideias.

CONTRIBUA através do PIX 55996384941 (celular), em nome do Instituto Cultural Padre Josimo.

A democratização da comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Edição: Marcelo Ferreira