Rio Grande do Sul

Arte e Cultura

Agenda Cultural BdF RS - 19 a 25 de maio

Semana oferece diversos ciclos de cinema gratuitos e também a preços baixos; região Metropolitana tem agenda diversa

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Confira a Agenda Cultural entre os dias 19 e 25 de maio - BdF RS

Entre os dias 19 e 25 deste mês de maio, a capital dos gaúchos oferece diversas opções de cultura com entrada gratuita! Confere a agenda que a redação do Brasil de Fato RS preparou.

Recado: quer aparecer aqui na nossa agenda cultural? Manda e-mail com as informações do evento para [email protected]. Damos preferência para atividades e eventos culturais gratuitos, comunitários e populares.


Projeto gratuito da UFRGS exibe filmes sobre mulheres na ciência

A Sala Redenção da UFRGS apresenta a mostra de cinema "Mulheres na Ciência: sessões debatidas por pesquisadoras". O ciclo ocorrerá de 19 de maio a 8 de setembro, exibindo sete longas-metragens em sessões gratuitas realizadas sempre às quintas-feiras, às 12h e às 19h.

As produções selecionadas narram histórias de mulheres fortes e corajosas que seguiram carreira e quebraram tabus em diferentes áreas da ciência. Após as sessões, pesquisadoras convidadas comentarão a história, contando um pouco de sua própria trajetória e debatendo a presença feminina na ciência. Os encontros são gratuitos, abertos ao público e não requerem inscrição prévia.

Em “Temple Grandin”, filme de estreia da mostra, uma jovem autista, incentivada por um professor, chega à universidade e usa sua sensibilidade e habilidade com os animais para criar uma técnica que revoluciona a indústria agropecuária dos EUA. As professoras da UFRGS Andréa Ribeiro, Inês Andretta e Vivian Fischer são as convidadas nesta primeira sessão.

Com curadoria da Pró-Reitoria de Pesquisa da UFRGS e da equipe da Sala Redenção, a programação segue até o final do ano. O cinema da UFRGS está localizado no Campus Centro da Universidade, com acesso pela Rua Engenheiro Luiz Englert, 333.


A Sala Redenção apresenta a mostra de cinema Mulheres na Ciência: sessões debatidas por pesquisadoras / Reprodução


Live neste sábado (21) lança exposição sobre família circense do RS

A Associação de Circo do RS dá inicio a uma série de projetos intitulada "Memória e Identidade do Circo do RS". A primeira será neste sábado (21), às 10h, quando ocorre a live de lançamento da exposição virtual intitulada "A Vida da Família Bonaldo: o espetáculo que o público não vê". A transmissão será pela página do Facebook da Associação.

O projeto foi contemplado pelo XVI Prêmio Funarte Mark Ferrez de Fotografia, da Funarte, e contou com a fotografia de Adriana Marchiori que registrou a família do Circo Bonaldo D’Itália, inaugurando, assim, este primeiro acervo permanente de registros.


Instituto Estadual de Cinema abre inscrições para a Oficina de Videoclipes

O Instituto Estadual de Cinema (Iecine), realiza mais uma oficina do projeto de capacitação profissional "Revelando o Rio  Grande". A "Oficina Videoclipes" conta com o designer de som Cleverton Borges como ministrante. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 27 de maio, neste link.

A atividade será realizada, presencialmente, de 30 de maio a 10 de junho (de segunda a sexta-feira), das 9h às 12h, no auditório Luiz Cosme, localizado no 4º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736, Centro Histórico de Porto Alegre).


Programação da Cinemateca Capitólio de 19 a 25 de maio

A programação da Cinemateca Capitólio apresenta, nesta sexta-feira (20), uma edição especial do "Projeto Raros", às 19h30, com um programa duplo com E.T.s que inspiraram Spielberg. Dois médias ingleses serão exibidos: Supersonic Saucer (1956, legenda em espanhol), de Guy Fergusson, e The Glitterball (1977, sem legendas), de Harley Cokliss. A entrada é gratuita.

No sábado (21), a "Noite dos Museus" ocupa a Cinemateca Capitólio. Haverá projeção de um trecho do longa-metragem "Vento Norte", de Salomão Scliar, com trilha sonora ao vivo do duo instrumental formado por Ângelo Primon e Oly Jr. Gravado em uma comunidade de pescadores em Torres, no Litoral Norte, o filme foi o primeiro longa de ficção a ser rodado no RS. Depois, o público poderá conferir o curta "Vicious", de Rogério Brasil Ferrari, que foi estrelado em 1988 por Julio Reny, cantor e compositor que fará um dos shows da noite, acompanhado pelos Irish Boys, logo após a exibição. Para fechar a data, será realizada ainda uma sessão musicada, em parceria com o Fantaspoa.

A programação da Cinemateca segue com a mostra "O Cinema Veio do Espaço", destacando a sessão comentada de "E. T. – O Extraterrestre", de Steven Spielberg, no dia 22 de maio, às 18h. O valor do ingresso é R$ 10. Também no domingo (22) o Cineclube Academia das Musas apresenta a obra cinematográfica da artista austríaca Valie Export, às 14h, com entrada gratuita, a partir do longa-metragem "Oponentes Invisíveis", realizado em 1977.

O Capitólio fica na Rua Demétrio Ribeiro, 1085, no Centro Histórico de Porto Alegre. Mais informações e programação completa no fone (51) 3289.7458 ou no site.


Fundação Ecarta tem show gratuito e exposição de artes visuais

Leandro Maia apresenta o espetáculo "Paisagens Guaipecas - a vira-latinice contra a vira-latice", neste sábado (21), 18h, na Fundação Ecarta (avenida João Pessoa, 943). O show terá transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da Fundação.

O show exibe canções inéditas e novas interpretações em voz e violão. O cantor e compositor apresenta seu olhar sobre o Brasil, após quatro anos no exterior. É um espetáculo/documentário, vinculado ao filme "Paisagens", em celebração aos 20 anos de carreira.

Também no sábado (21), ocorre a abertura, das 10h às 15h, com entrada franca, da mostra “O Meu Frágil Mundo Passageiro”, da desenhista, pintora e gravadora austro-brasileira Maria Tomaselli. A exposição, com curadoria de Nicolas Beidacki, fica em cartaz até 26 de junho.

Reunindo obras produzidas em diferentes técnicas, como pintura, escultura e trabalhos em lonas, desenvolvidos ao longo de uma trajetória de mais de 50 anos de atividade artística no Brasil, a mostra dedica seu olhar a uma multiartista de 81 anos que tem uma extensa produção simbólica e já realizou cerca de 400 exposições entre individuais e coletivas em várias partes do mundo. Tomaselli nasceu em 1941, cursou filosofia em Innsbruck, sua cidade Natal e mudou-se para Porto Alegre em 1969.


Miriam Tolpolar compartilha memória, sabores e arte em livro

No mês de maio, o livro Receitas da Casa das Tias da artista plástica Miriam Tolpolar retorna em nova impressão após um período esgotado. O livro reúne 74 receitas e 77 ilustrações, dentre 41 litografias e 36 desenhos da artista, que explica a conexão com o seu fazer artístico.

A publicação integra o kit especial do Grupo Paulina Cuperstein, da NA’AMAT Porto Alegre, junto com potes de temperos e uma aula on-line de uma das receitas com a chefe de cozinha Vitória Raskin. A renda de sua comercialização será revertida para a entidade Kinder – Centro Integração da Criança Especial. Contatos com Débora Gensas Mester (51) 99971-1521.


A artista plástica Miriam Tolpolar encontrou, no caderno de receitas de sua mãe, um mundo de lembranças e afetos / Reprodução


Cantor Dudu Sperb disponibiliza pré-venda de seu novo disco

Cantor porto-alegrense está com pré-venda aberta em seu site para o novo disco, "De Longe e de Perto". O álbum tem produção independente, e apresenta 14 canções de sua autoria. A formação básica é um duo de violões, de Dudu com Marcel Estivalet.

O projeto discográfico ainda traz participações especiais de Anaadi, Ângelo Primon, Fernando Sessé, Gisele De Santi, Loma Pereira, Marcelo Delacroix, Marcelo Freire, Mimmo Ferreira, Raquel Leão, Vanessa Longoni e Vitor Ramil. A obra está em pré-venda pelo site do cantor. Há várias formas de apoio e diversas recompensas.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

PRECISAMOS DO SEU APOIO

Brasil de Fato RS não cobra nenhum tipo de assinatura dos leitores, todas nossas informações são gratuitas. Por isso, precisamos do seu apoio para seguir na batalha das ideias.

CONTRIBUA através do PIX 55996384941 (celular), em nome do Instituto Cultural Padre Josimo.

A democratização da comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Edição: Marcelo Ferreira