Distrito Federal

Solidariedade

Coletivos do DF promovem campanhas para arrecadar agasalhos e cobertores

As doações serão distribuídas para a população em situação de rua e em vulnerabilidade social

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Coletivos da cidade e órgãos do GDF organizam ações de solidariedade para a arrecadação de agasalhos, calçados e cobertores. - Foto: Arquivo/Agência Brasília

O frio no Distrito Federal chegou e de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) foi registrada na madrugada desta quinta-feira (19) temperatura inferior a 5°C na capital federal.

O Instituto emitiu ainda um alerta de riscos à saúde devido à queda brusca de temperatura em algumas regiões do país, incluindo o Distrito Federal na zona de perigo.

E para proteger a população mais vulnerável do frio, coletivos da cidade organizam ações de solidariedade para a arrecadação de agasalhos, calçados e cobertores para serem distribuídos nas várias regiões administrativas.

O Instituto No Setor se antecipou à onda de frio e lançou no inicio do mês a terceira edição da campanha Aqueça Vidas que atende principalmente pessoas em situação de rua e “sofrem com a falta de roupas, cobertas e agasalhos”. De acordo com o coletivo, os relatos das pessoas atendidas “é de muito frio e vento”.

A iniciativa do Instituto No Setor, que tem 8 pontos de coleta espalhados em todo o DF, está arrecadando itens como cobertores, agasalhos, calças, meias, tênis, chinelos, acessórios de frio (cachecol, touca, luva) e mochilas.

As roupas são distribuídas para a população em situação de rua da região central de Brasília e para instituições parceiras.

O Projeto Dividir, rede que busca atender as comunidades com maior vulnerabilidade do DF, também está com uma campanha aberta para receber agasalhos e cobertores. As doações podem ser realizadas de segunda a sábado, de 12 às 21h, na CLN 102, bloco B, loja 52, subsolo do Objeto Encontrado. Nas redes sociais, a organização diz que é urgente “praticar a solidariedade que o frio tá urgente”.

Em Ceilândia, o projeto Jovem de Expressão lançou na quarta-feira (18) uma campanha de solidariedade. “O frio chegou com tudo, mas infelizmente nem todos estão preparados para encarar mais essa temporada. Por isso queremos contar com a sua ajuda para esquentar quem passa frio”, pontua o coletivo de juventude.

De acordo com o governo do DF, a Defesa Civil, Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF) também vão arrecadar agasalhos, cobertores e roupas em geral.

A Defesa Civil e o CBMDF começam a receber as doações na próxima segunda-feira (23). Os itens devem ser levados ao Quartel Operacional do Corpo de Bombeiros, Centro de Capacitação Física e Academia de Bombeiros Militares – localizados no Setor Policial Sul (SPS) – e ao Quartel do Comando Geral, no Setor de Administração Municipal (SAM).

A Polícia Militar começou a coleta de agasalhos nesta quinta-feira (19). As doações podem ser  entregues em todos os batalhões da corporação até 17 de junho.

Para doar

Instituto No Setor - Para participar é só entrar em contato com algum dos responsáveis nos pontos de coleta e combinar a entrega. Além disso, é possível entrar em contato com a coordenadora das arrecadações do No Setor, Giselle Lima (61) 98266-9938 ou mandar mensagem para o coletivo nas redes sociais da organização.

Projeto Dividir - As doações podem ser realizadas de segunda a sábado, de 12 às 21h, na CLN 102, bloco B, loja 52, subsolo do Objeto Encontrado.

Jovem de Expressão - As contribuição serão recebidas de segunda a sexta das 14h às 18h na sede do Jovem de Expressão, localizado na EQNM 18/20, Praça do Cidadão, em Ceilândia Norte

Casa da Democracia DF – Recebe doações de agasalhos e cobertores, localizado na QNB 01 casa 05, Taguatinga.

Casa Akotirene - Recebe doações de agasalhos, cobertores e demais itens de frio, localizado na QNN 23 conj. J casa 35, Ceilândia Norte.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino