Rio Grande do Sul

Afroempreendedorismo

Vereadores aprovam projeto de fomento ao empreendedorismo negro em Porto Alegre

Iniciativa visa apoio a empreendedores negros e negras para implantar ou expandir atividades socioprodutivas

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Autora do projeto, vereadora Daiana Santos (PCdoB) diz que iniciativa terá impacto positivo no PIB da cidade - Foto: Divulgação

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou, nesta quarta-feira (18), o projeto de lei que institui a Política Municipal de Fomento ao Empreendedorismo Negro na cidade. A iniciativa, assinada pela vereadora Daiana Santos (PCdoB), busca contemplar empreendedores negros e negras que tenham interesse em implantar ou expandir atividades e empreendimentos socioprodutivos.

Segundo e vereadora, tal política pública atende à demanda da comunidade negra de Porto Alegre, que constitui mais de 20% da população da cidade. A justificativa do projeto ressalta que o intuito é promover ações que fortaleçam o crescimento das iniciativas produtivas no universo da economia criativa e solidária, tendo em vista que o país, segundo o Banco Interamericano de Desenvolvimento, possui 11 milhões de afroempreendedores.

Os objetivos estratégicos da Política Municipal de Fomento ao Empreendedorismo Negro preveem: desenvolver, apoiar ações e projetos e fomentar estratégias para o fortalecimento e desenvolvimento de afroempreendedores; promover a implementação, por meio dos contratos administrativos realizados pelo Poder Público, de cláusula de promoção do empreendedorismo negro; desenvolver estratégias e ações de promoção de ascensão econômica por meio do empreendedorismo afro-brasileiro nos segmentos cultural, artístico, turístico, estético e identitário.

"Este projeto terá um impacto positivo no PIB da cidade. Falar do afroempreendedorismo traz a importância do fomento do empreendedorismo de maneira que possamos criar uma construção coletiva para toda a população", defende a vereadora Daiana Santos.

O projeto foi enviado para sanção do prefeito Sebastião Melo (MDB).


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

PRECISAMOS DO SEU APOIO

Brasil de Fato RS não cobra nenhum tipo de assinatura dos leitores, todas nossas informações são gratuitas. Por isso, precisamos do seu apoio para seguir na batalha das ideias.

CONTRIBUA através do PIX 55996384941 (celular), em nome do Instituto Cultural Padre Josimo.

A democratização da comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Edição: Marcelo Ferreira