Rio Grande do Sul

PANDEMIA EM NÚMEROS

Avanço da covid-19 no RS provoca aumento de internações em leitos clínicos e UTIs

Número de novos casos registrados pela SES apresenta queda e óbitos mantém estabilidade nos últimos sete dias

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Quase 80% da população gaúcha tomou duas doses da vacina, mas somente 50,4% tomou a dose de reforço - Vinicius de Melo/Agência Brasília

A semana apresenta uma piora do quadro de internações de pessoas com covid-19 no Rio Grande do Sul, com alta nas hospitalizações em leitos clínicos e UTIs. O número de óbitos mantém-se estável após subir na semana anterior e o número de novos casos confirmados da doença pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) teve queda, após três semanas de crescimento.

Foram 53 vítimas fatais nos últimos sete dias, uma média de oito óbitos diários, números idênticos aos registrados na semana passada. Nesta sexta-feira (20), a SES informou oito óbitos em função da doença. Desde o início da pandemia, a covid-19 já vitimou 39.427 pessoas no estado.

O número de casos confirmados da doença interrompeu a alta, ficando em 14.104 nos últimos sete dias, uma média de 2.015 registros de contaminações diárias. Na semana passada, foram contabilizados 22,5 mil novos casos em todo o estado.

Nesta sexta, a SES informou 846 novas pessoas contaminadas no RS. É o terceiro dia que são registrados menos de mil casos diários. Hoje, estão com a doença ativa no organismo 20.165 pessoas. Desde o início da pandemia, foram confirmadas 2.385.914 infecções por covid-19 em todo o estado.

O RS segue como o quinto do país em número de vítimas fatais e o quarto com maior número de casos confirmados da doença, conforme dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

Internações em alta

A ocupação dos leitos de UTI adultos em todo o RS está em alta, tendo chegado a 71,3% nesta sexta-feira. Também subiu o número de pessoas sob cuidados intensivos com diagnóstico positivo para a doença, chegando a 109 pacientes nesta sexta-feira. Na sexta da semana passada haviam 85 pessoas com covid-19 sob cuidados intensivos e na retrasada 81.

Os leitos clínicos em todo o estado também registram alta de pacientes com covid-19. Hoje estão internados 395 pacientes com a doença confirmada, enquanto na sexta-feira passada eram 290 e na retrasada 232.

Quanto às internações pediátricas, encontram-se em UTIs nesta sexta-feira dez crianças, mesmo número visto há sete dias. Já em leitos clínicos, estão internadas hoje 24 crianças, enquanto na sexta passada eram 13 e na retrasada 9.

Após 9 semanas, governo volta a emitir Aviso para todo estado

A piora na situação de novos casos de covid-19 e aumento de óbitos que o Rio Grande do Sul vem enfrentando nas últimas semanas levou o governo estadual a emitir Avisos para as 21 regiões Covid, nesta quarta-feira (18). Segundo o Executivo a decisão ocorreu devido ao aumento acelerado de casos confirmados da doença, que praticamente duplicou nos últimos dez dias, tendo reflexo no número de internados.

Os Avisos foram emitidos após nove semanas sem Avisos ou Alertas no Sistema 3As de Monitoramento, responsável pelo gerenciamento da pandemia no Rio Grande do Sul. Para evitar o aumento do contágio, o governo do estado reforça a importância de que a população busque a dose de reforço da vacina contra a covid-19.

Vacinômetro

O RS registrou, até esta sexta-feira, 87,4% da população residente com pelo menos uma dose, enquanto 79,7% está com o quadro vacinal primário e 50,4% está com o quadro vacinal completo.

Com relação à população vacinável, que passou a incorporar também as crianças maiores de cinco anos, 93,1% recebeu pelo menos uma dose, 85% está com o quadro vacinal primário e 53,7% está com o quadro vacinal completo.

Ao se observar apenas o público infantil, de cinco a onze anos, verifica-se que 59,6% recebeu a primeira dose e 33,3% está com o quadro vacinal completo.

O RS recebeu, até o momento, 26.907.336 doses de vacina contra a covid-19, tendo distribuído 26.082.728 aos municípios. Destas, 9.662.541 foram usadas para primeira dose, 8.789.133 para segunda dose, 183.015 para dose de reforço, 184.708 para dose adicional e 316.468 para dose única. Foram aplicadas 92% das doses. Há em atraso 740.983 da 2ª dose e 2.935.253 da doses de reforço.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

PRECISAMOS DO SEU APOIO

Brasil de Fato RS não cobra nenhum tipo de assinatura dos leitores, todas nossas informações são gratuitas. Por isso, precisamos do seu apoio para seguir na batalha das ideias.

CONTRIBUA através do PIX 55996384941 (celular), em nome do Instituto Cultural Padre Josimo.

A democratização da comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Edição: Marcelo Ferreira