Rio Grande do Sul

Nota de Pesar

Rio Grande do Sul se despede da ex-primeira dama Judite Dutra

Dona Judite estava casada com ex-governador do RS Olívio Dutra há 54 anos; políticos de diversas matizes lamentam morte

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Dona Judite, juntamente com Olívio e os filhos Laura e Espártaco, no dia das mães de 2022 - Foto: Arquivo Pessoal

Faleceu, às 6h da manhã desta sexta-feira (20), a ex-primeira dama do Rio Grande do Sul, dona Judite Dutra. Esposa do ex-governador gaúcho Olívio Dutra, a professora estava internada na UTI do Instituto de Cardiologia, há dez dias tratando de complicações da diabetes.

Judite da Rocha Dutra tinha 78 anos, nasceu em Rolador, na região das Missões, em 12 de novembro de 1943. Desde menina morou em São Luís Gonzaga, onde estudou, se formou professora, namorou e casou com o bancário Olívio Dutra há 54 anos. Era professora aposentada, militante do CPERS/sindicato e foi filiada e militante ativa do Partido dos Trabalhadores desde sua fundação.

Quando primeira dama de Porto Alegre, foi presidenta do Movimento Assistencial de Porto Alegre e reorganizou os prédios municipais que rendiam aluguéis. Com esta renda mensal, equipou o Albergue Municipal Inga Brita para crianças e adolescentes, mantendo no albergue equipe de funcionários pagos pela entidade. Manteve e ampliou o projeto "Altos do Mercado", que servia centenas de refeições para jovens e crianças que perambulavam pelo Centro da capital dos gaúchos. Também estruturou o convênio entre a prefeitura e o TRE-RS para a primeira eleição municipal no Brasil do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA).

O velório será neste sábado (21), a partir das 8h30, no Crematório Angelus (Av. Porto Alegre, 320, Bairro Medianeira, Porto Alegre). A cerimônia de despedida e cremação ocorre às 11h.

Judite deixa dois filhos, Espártaco e Laura, e dois netos, Lorenzo e Benício.

Comoção das redes sociais

Políticos de diversos partidos lamentaram a partida de Judite e manifestaram solidariedade à família. O presidente da Assembleia Legislativa do RS, deputado Valdeci Oliveira (PT), recordou de sua convivência com Judite e o ex-governador. "Tive o privilégio de poder conviver com ela em diversos momentos pelo Rio Grande afora. A força e o companheirismo da Judite foram fundamentais para a construção da bonita trajetória do Olívio e do próprio PT no Rio Grande do Sul. Que ela possa descansar em paz!", escreveu.

O governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior (PSDB), também manifestou apoio. "Estendo meu abraço e minha solidariedade ao ex-governador Olívio Dutra pelo falecimento de sua esposa, Judite. Que Deus dê força a ele, aos familiares e aos amigos neste momento de tanta tristeza", escreveu.

O prefeito da capital gaúcha, Sebastião Melo (MDB), também enviou sua solidariedade. "Valéria e eu lamentamos muito o falecimento da dona Judite Dutra, por quem temos grande admiração pelas contribuições deixadas à cidade e ao estado. Toda nossa solidariedade ao ex-governador Olívio. Que Deus conforte os familiares e amigos", escreveu.

Pré-candidato ao governo do RS pelo PT, o deputado Edegar Pretto também lamentou a partida. "Tive a honra de conviver com Dona Judite, de conhecer sua força, do papel importante e fundamental que teve e sempre terá na caminhada junto do mestre Olívio, e felizmente tive a oportunidade de lhe dizer que sempre foi uma grande mulher. Vá em paz, querida companheira Judite, por aqui seguimos dando toda força ao mestre, seus filhos e amigos", disse.

"Quero abraçar com muito afeto ao meu companheiro @oliviodeoliveiradutra, seus filhos Spartacus e Laura pela passagem da querida Dona Judite. Dona Ju, como nos acostumamos carinhosamente a chamá-la, reproduzindo o afeto impregnado em cada gesto de Olívio", escreveu Manuela d'Ávila.

 

Quero abraçar com muito afeto ao meu companheiro @oliviodeoliveiradutra, seus filhos Spartacus e Laura pela passagem da...

Posted by Manuela D'Ávila on Friday, May 20, 2022

 

O vereador e pré-canditado ao governo do estado, Pedro Ruas, e a deputada estadual Luciana Genro, ambos do PSOL, também se manifestaram pelas redes sociais."Meus sentimentos ao ex-governador Olívio Dutra e a toda sua família diante do falecimento de dona Judite, parceira de toda sua vida. Meu abraço e desejo de força para toda a família neste momento tão triste", disse Luciana Genro.

"Faleceu a querida amiga Judite, esposa do nosso grande Olívio Dutra. Uma pessoa simples, cordial, extremamente educada e  bondosa. Judite fará muita falta nesse mundo egoísta e brutal que vivemos. Ao Olívio e familiares, meus mais profundos sentimentos !", destacou Pedro Ruas.

A deputada federal Maria do Rosário (PT) disse que o encontro de Olívio e Judite simbolizam luta, resistência e vida longa de trabalho pela democracia e pela justiça social. "Judite nos deixa o compromisso de persistirmos, um exemplo de vida pelas questões sociais. Nossa profunda solidariedade, minha e de todo o nosso mandato, que esta despedida seja marcada pelo amor e pela paz. Sigamos seu exemplo. Judite Dutra, presente!", escreveu.

 

Está carimbada na nossa memória afetiva o encontro dessas duas pessoas, Olívio Dutra e Judite. Simbolizam luta,...

Posted by Maria do Rosário on Friday, May 20, 2022

 

Diretório Estadual do PT manifestou pesar com a notícia. "Para nós, ficam os ensinamentos que a companheira Judite nos deixou: de companheirismo, amor e força. Ao Companheiro Olívio Dutra e a sua família, nossa solidariedade, carinho, caloroso e solidário abraço neste momento de dor", escreveu.

 

"Mulher gigante, esteio de uma família linda, testemunha e protagonista ao lado do marido de muitos dos momentos mais importantes da história política do RS e das lutas dos trabalhadores e trabalhadoras. Uma mulher incrível, discreta, mas sempre firme e presente. A Dona Judite, nossa oração e nossa gratidão por uma vida toda comprometida com as causas populares. Ao Olívio, filhos e netos, nosso abraço forte e fraterno neste momento de dor", escreveu o frei Sérgio Görgen.

 

Fomos surpreendidos no amanhecer desta sexta-feira, com a informação do falecimento de Dona Judite Dutra, esposa e...

Posted by Frei Sérgio Görgen on Friday, May 20, 2022

 

Presidenta do CPERS-Sindicato, Helenir Schürer lembrou que Judite foi companheira de luta na construção de um projeto democrático-popular durante décadas. "Trazia com ela a justiça e sonhava, ao lado de todos nós, com um Brasil mais humanitário e solidário. Meus sentimentos ao Olívio Dutra e aos filhos Laura e Espártaco, à nora Manuela, aos netos Lorenzo e Benício, aqui estendidos aos demais familiares e amigos(as)", escreveu.

 

⚫ LUTO - Judite Dutra (1943 - 2022) Hoje partiu daqui uma leal e fiel lutadora, nossa eterna companheira Judite Dutra....

Posted by Helenir Schurer on Friday, May 20, 2022

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

PRECISAMOS DO SEU APOIO

Brasil de Fato RS não cobra nenhum tipo de assinatura dos leitores, todas nossas informações são gratuitas. Por isso, precisamos do seu apoio para seguir na batalha das ideias.

CONTRIBUA através do PIX 55996384941 (celular), em nome do Instituto Cultural Padre Josimo.

A democratização da comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Edição: Marcelo Ferreira