Rio Grande do Sul

Luto

Faleceu Cleusa Aguiar, a primeira mulher repórter de TV no Rio Grande do Sul

Foi na antiga TV Difusora, nos anos 1970, que Cleusa Maria Paim Aguiar fez as primeiras reportagens

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Cleusa Aguiar sempre foi uma jornalista combativa - Arquivo Pessoal/ Paula Aguiar

Faleceu na tarde de domingo (22) Cleusa Maria Paim Aguiar, a primeira repórter de televisão no Rio Grande do Sul. Aos 72 anos, Cleusa sofria há 14 anos de um quadro progressivo de comprometimento da compreensão verbal e do reconhecimento de objetos e pessoas. Conforme informações do Coletiva.net, Cleusa começou a trabalhar na antiga TV Difusora nos anos 1970 na função de repórter.

Ela foi presa política aos 18 anos em Recife, para retornar a liberdade optou pela anulação de seu primeiro casamento voltando a ser menor de idade. Com isso, depois de 11 meses de prisão nos porões da ditadura, pode retornar para o Rio Grande do Sul onde terminou o curso de Jornalismo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Foi no curso de Jornalismo da UFRGS que Cleusa conheceu João Carlos Ferreira da Silva (Joca), com quem viveu por 13 anos. Os dois foram para Uruguaiana, onde fundaram o Jornal de Uruguaiana nos anos 1980. Eles tiveram duas filhas: Paula Aguiar e Cristina.

Retornando para Porto Alegre nos anos 1990, foi assessora de imprensa da Secretaria de Planejamento e do Sinduscon, além de trabalhar na revista Amanhã e editora Plural. Também foi responsável por estruturar a Comunicação da Copesul e, em 2005, ingressou no mesmo setor na ADVB-RS.

Em 2008 já estava com a doença, mas, embora debilitada, em 2012 teve uma breve participação no documentário 'Vou Contar para os Meus Filhos', de Tuca Siqueira. O curta relata a história de 21 mulheres que foram presas políticas na Colônia Penal Feminina do Bom Pastor, em Recife, no período de 1969 a 1979.

* Com informações do site Coletiva.net


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

PRECISAMOS DO SEU APOIO

Brasil de Fato RS não cobra nenhum tipo de assinatura dos leitores, todas nossas informações são gratuitas. Por isso, precisamos do seu apoio para seguir na batalha das ideias.

CONTRIBUA através do PIX 55996384941 (celular), em nome do Instituto Cultural Padre Josimo.

A democratização da comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Edição: Katia Marko