Rio Grande do Sul

Saúde nos Bairros

Comunidade da zona Leste de Porto Alegre protesta por mais médicos e estrutura em UBS

Grupo de Mulheres "Vidas de Luz Paulina C. Mendes", da Vila São José, organizou manifestação e feira de produtos

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Moradores cobram melhor atendimento nas Unidades Básicas de Saúde da região - Reprodução

Manifestantes cobraram mais médicos e profissionais de saúde para atender a população nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do bairro São José, na zona Leste de Porto Alegre. O protesto, realizado na tarde desta terça-feira (24) em frente à UBS Vila Vargas, foi organizado pelo grupo de mulheres Vidas de Luz Paulina C. Mendes.

A coordenadora do grupo, Rosa Helena Cavalheiro, afirma que pacientes que procuram as UBS Vila Vargas, Ernesto Araújo e Morro da Cruz, que atendem a comunidade da região, têm dificuldade em conseguir médicos. Segundo Rosa, quando um médico é disponibilizado para o local, ele fica pouco tempo e logo é substituído. "Fica um rodízio, não tem tempo de conhecer os pacientes e a comunidade", afirma.

Além dessa reivindicação, a comunidade deseja a construção de mais uma UBS na região. Segundo Rosa, essa atitude ajudaria a amenizar a quantidade de atendimentos da Unidade Vila Vargas, que recebe a demanda de aproximadamente 16 mil pessoas atualmente.

Na tarde da manifestação, uma das usuárias dos serviços da Unidade compareceu ao posto para fazer uma consulta, mas não pode ser atendida pela falta de médicos. Foi a segunda vez que teve a consulta remarcada.


Montagem com as fotos enviadas por usuária do serviço da UBS Vila Vargas. Nesta quarta (25), será a terceira tentativa de conseguir a consulta médica / Reprodução

A reportagem do BdF RS entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre, questionando sobre as reivindicações da comunidade. Em resposta, a assessoria de comunicação da SMS afirmou que a prefeitura "está empenhada na contratação de médicos para reforçar as equipes dos serviços de saúde".

Informou também que, em maio, a Prefeitura nomeou 51 médicos especialistas aprovados em concurso público, porém, não disse para quais locais de trabalho foram designados. Informou, ainda, que a Prefeitura aderiu ao programa "Médicos pelo Brasil", do governo federal, e que 24 médicos do programa estão previstos para começarem até o fim de maio e outros seis no mês de junho. Também não especificou se eles serão designados para a região de que trata esta matéria.

Protesto teve feira organizada por moradores

Além da manifestação, o grupo de mulheres também organizou uma feira, com produtos dos moradores locais, para serem comercializados. Segundo Rosa Helena, a feira será feita mensalmente, com o intuito de promover as famílias que estão em dificuldades financeiras, sem conseguir empregos formais ou informais.

"Aqui estamos perto, a comunidade é conhecida, sabe quem é que faz o pano de prato, o doce, o café. A feira é para fazer com que essas pessoas não só vendam, mas se sintam também dentro de um processo de organização. Muitas estão passando por problemas psicológicos, por falta de saúde mental dentro das unidades de saúde", explica Rosa Helena.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

PRECISAMOS DO SEU APOIO

Brasil de Fato RS não cobra nenhum tipo de assinatura dos leitores, todas nossas informações são gratuitas. Por isso, precisamos do seu apoio para seguir na batalha das ideias.

CONTRIBUA através do PIX 55996384941 (celular), em nome do Instituto Cultural Padre Josimo.

A democratização da comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Edição: Marcelo Ferreira