Rio Grande do Sul

Cinema

Festival Latino-Americano de São Francisco do Sul vai exibir o documentário baiano Mãe Solo

Dirigido pela gaúcha Camila de Moraes, o filme será exibido nesta sexta (27), contando histórias de mulheres de Salvador

Brasil de Fato | Porto Alegre |
O Festival Audiovisual Latino-Americano "Fala São Chico", de São Francisco do Sul (SC) apresenta o filme "Mãe Solo" - Reprodução

O Festival Audiovisual Latino-Americano "Fala São Chico", de São Francisco do Sul (SC), acontece entre os dias 25 e 28 de maio. A programação completa pode ser conferida aqui e apresenta obras selecionadas. O Festival apresenta temas relevantes sobre a cultura indígena, LGBTQIA+, negritude, representação e retratos.

Os filmes do Festival concorrem a prêmios, como de melhor filme eleito pelo Júri Popular, que recebe o troféu Panvision, e melhor filme pelo Júri Oficial. Os prêmios ultrapassam R$ 25 mil em produtos e serviços das empresas DOT, Link Digital, Mistika, Navega e Naymovie parceiras da Panvision. A premiação acontece no encerramento do Festival.

Entre os filmes que serão exibidos, está o documentário baiano “Mãe Solo”, dirigido pela gaúcha Camila de Moraes. O filme será exibido nesta sexta-feira (27), contando a história de mulheres, mães, pretas, moradoras de comunidades da cidade de Salvador. Apresenta suas identidades como mães solos, através de relatos autorais de suas vivências.

O documentário é idealizado pelo diretor teatral e líder comunitário Marcos Dias. O roteiro é de Nane Sacramento e Danilo Stael, com direção de Camila de Moraes e produção de Danilo Stael, através da produtora Aworan. Na equipe constam nomes como Marcos Dias, Engels Miranda, Marise Urbano, Uiran Paranhos, Josy Miranda, Alice Braz, Lailane Dorea, Hávata Serena, Gabriel Lake, Tiago Pinto, Filipe Louzado, David Aynan, Danilo Umbelino e as atrizes Brenda Matos, Kalú Santana e Lindete Souza.

Outro documentário que será exibido é o filme experimental “O cinema está servido”, dirigido por Leila Xavier e Stefano Motta. O filme aborda o cinema negro na formação e subjetividade de jovens artistas da periferia do Rio de Janeiro. O documentário é distribuído por Borboletas Filmes & Pombagens e será exibido nesta quinta-feira (26), dentro da mostra Latino-Americana, com temas que destacam a cultura indígena, LGBTQIA+, negritude, representação e retratos.


O documentário “O cinema está servido”, dirigido por Leila Xavier e Stefano Motta, é um dos 26 documentários da programação do Festival Audiovisual Latino-Americano de São Francisco do Sul / Reprodução


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

PRECISAMOS DO SEU APOIO

Brasil de Fato RS não cobra nenhum tipo de assinatura dos leitores, todas nossas informações são gratuitas. Por isso, precisamos do seu apoio para seguir na batalha das ideias.

CONTRIBUA através do PIX 55996384941 (celular), em nome do Instituto Cultural Padre Josimo.

A democratização da comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Edição: Katia Marko