Rio Grande do Sul

PANDEMIA EM NÚMEROS

Internações de pacientes com covid-19 em leitos clínicos do RS sobem 140% em maio

Mês também foi marcado por escalada de internações em UTIs, óbitos e novos casos confirmados da doença

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Ocupação dos leitos de UTI adultos em todo o RS está em 72,9% nesta sexta-feira; na macrorregião Metropolitana, os leitos privados estão com ocupação de 97,4% - Breno Esaki/Agência Brasília

O mês de maio foi marcado por uma nova escalada dos indicadores da pandemia no Rio Grande do Sul. Conforme dados da Secretaria Estadual da Saúde (SES), desde o início do mês, internações em leitos clínicos tiveram aumento de 140% e em UTIs de 70%. Novos casos confirmados da doença, que na primeira semana de maio estavam na média de 2,4 mil por dia encerram o mês na média de 5 mil casos diários, enquanto os óbitos subiram da média de cinco para nove por dia.

A SES não registrou óbitos nesta sexta-feira (27), contudo ontem (26) informou 18 vítimas fatais. Nos últimos sete dias, foram 63 mortes, uma média diária de nove óbitos. Na sexta-feira das semanas passada e retrasada haviam sido registradas 53 mortes pela doença. Desde o início da pandemia, a covid-19 já vitimou 39.490 pessoas no estado.

Com 5.830 contaminações registradas hoje, os últimos sete dias somam 35.195 novos casos conhecidos da doença no estado, uma média de 5.028 casos por dia. Na semana passada, foram contabilizados 14,1 mil novos casos em todo o estado e na retrasada 22,6 mil. Desde o início da pandemia, foram confirmadas 2.240.245 infecções por covid-19 em todo o estado.

O RS segue como o quinto do país em número de vítimas fatais e o quarto com maior número de casos confirmados da doença, conforme dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

Internações em alta e UTIs lotadas

A ocupação dos leitos de UTI adultos em todo o RS está em alta, tendo chegado a 72,9% nesta sexta-feira. Os hospitais privados são os mais preocupantes, já que a ocupação marca 91,8%, enquanto no SUS a ocupação está em 65,5%. Na macrorregião Metropolitana, os leitos privados estão com ocupação de 97,4%.

Também segue a tendência de alta no número de pessoas sob cuidados intensivos com diagnóstico positivo para a doença, chegando a 131 pacientes nesta sexta-feira. Na sexta da semana passada haviam 115 pessoas com covid-19 em UTIs e na retrasada 90.

As internações de pacientes com covid-19 em leitos clínicos em todo o estado também mantêm a curva ascendente. Hoje estão internados 556 pacientes com a doença confirmada, enquanto na sexta-feira passada eram 400 e na retrasada 306.

Quanto às internações pediátricas, encontram-se em UTIs nesta sexta-feira oito crianças, enquanto nas semanas passada e retrasada eram dez. Já em leitos clínicos, estão internadas hoje 27 crianças, enquanto na sexta passada eram 24 e na retrasada 13.

Governo emite Aviso para todo estado pela 2ª semana consecutiva

A piora nos indicadores de covid-19 levou o governo estadual a emitir Avisos para as 21 regiões Covid, nesta quarta-feira (25), pela segunda semana executiva. De acordo com o monitoramento feito pelas equipes do GT Saúde, o aumento da contaminação já se reflete no número de internados em leitos clínicos. Entre suspeitos e confirmados, houve um aumento de 320 pacientes nas últimas duas semanas, o que equivale a 83%. O número de internados em UTI também subiu nesta semana – são 50 pacientes a mais, entre suspeitos e confirmados.

“É um momento preocupante. Esse período de contaminação se assemelha ao que vivemos quando da chegada da variante ômicron, embora ainda não haja um reflexo nas internações na mesma proporção. Temos de evitar uma piora maior e precisamos contar com o apoio de toda a sociedade”, ressaltou o governador Ranolfo Vieira Júnior (PSDB).

A secretária da Saúde, Arita Bergmann, chamou a atenção para a importância da vacinação. "Precisamos avançar na cobertura vacinal com o objetivo evitar agravos, seja da influenza, seja da covid-19. A vacina evita doenças graves que podem levar pessoas a hospitalização. Previnam-se, busquem uma unidade de saúde no seu município”, alertou.

Além da imunização, o governo do estado reforça a importância do uso da máscara como prevenção contra a covid-19. Embora não seja mais obrigatória, o uso segue recomendado em aglomeração, especialmente por pessoas com a saúde debilitada ou que pertençam aos grupos de risco.

Vacinômetro

O RS registrou, até esta sexta-feira, 87,4% da população residente com pelo menos uma dose, enquanto 79,9% está com o quadro vacinal primário. Porém somente 51% está com o quadro vacinal completo.

Com relação à população vacinável, que passou a incorporar também as crianças maiores de cinco anos, 93,2% recebeu pelo menos uma dose, 85,2% está com o quadro vacinal primário e 54,3% está com o quadro vacinal completo.

Ao se observar apenas o público infantil, de cinco a onze anos, verifica-se que 60,1% recebeu a primeira dose e 35,1% está com o quadro vacinal completo.

O RS recebeu, até o momento, 27.078.636 doses de vacina contra a covid-19, tendo distribuído 26.312.965 aos municípios. Destas, 9.668.923 foram usadas para primeira dose, 8.813.374 para segunda dose, 4.859.313 para dose de reforço (D3), 345.584 para dose de reforço (D4), 192.318 para dose adicional e 318.836 para dose única. Foram aplicadas 92% das doses. Há em atraso 732.380 da 2ª dose e 2.936.603 da doses de reforço.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

PRECISAMOS DO SEU APOIO

Brasil de Fato RS não cobra nenhum tipo de assinatura dos leitores, todas nossas informações são gratuitas. Por isso, precisamos do seu apoio para seguir na batalha das ideias.

CONTRIBUA através do PIX 55996384941 (celular), em nome do Instituto Cultural Padre Josimo.

A democratização da comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Edição: Marcelo Ferreira