Rio Grande do Sul

Eleições 2022

Plenária da pré-campanha de Edegar Pretto (PT) ao governo estadual reune lideranças estaduais

Com o lema “O Rio Grande que o povo quer”, evento passou coordenadas para a realização das assembleias nas regiões do RS

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Plenária "O Rio Grande que o Povo Quer" foi um evento de pré-campanha de Edegar Pretto (PT) nas eleições ao governo do estado do RS - Foto: Rafael Stedile

A plenária de pré-campanha de Edegar Pretto (PT) ao governo estadual do RS aconteceu neste sábado (28), em Porto Alegre. O evento teve como objetivo reunir as pessoas que vão coordenar a campanha de Edegar nas regiões do estado.

Segundo a coordenação da atividade, cerca de mil pessoas se fizeram presentes na plenária que alinhou as estratégias. Além disso, foi anunciada a data da convenção estadual do partido, em 24 de julho, quando deve ser homologada a candidatura.

O lema da plenária, que deve indicar o rumo da futura campanha, é “O Rio Grande que o povo quer”. Ainda segundo a coordenação da campanha, o plano de governo da possível candidatura será construído a partir de 10 assembleias populares, nas quais o pré-candidato deve comparecer para dialogar com os setores da sociedade gaúcha.

Na atividade de sábado (28), foi também apresentada a utilização da plataforma digital Decidim Povo, uma ferramenta que permitirá à população colaborar com o plano de governo, enviando sugestões e opiniões para os coordenadores da pré-campanha. Na ocasião, também foram passadas às coordenações regionais as orientações para a organização das assembleias populares e reuniões temáticas, que serão promovidas até o mês de julho.

Lideranças políticas manifestaram apoio

Lideranças políticas e representantes de diversos setores enviaram depoimentos em vídeos, que foram exibidos em um telão, entre eles o ex-reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Rui Oppermann e o senador Paulo Paim.

Presente no evento, a ex-presidente Dilma Rousseff destacou o papel da militância na possível candidatura de Edegar. Tarso Genro, ex-governador do RS, afirmou que Edegar Pretto é um trabalhador coerente, que não renega os seus princípios. 

O presidente do diretório estadual do PT, deputado federal Paulo Pimenta, disse que Edegar pode ser um “passaporte para a dignidade” aos trabalhadores do estado, que atualmente enfrentam um período difícil, "diante da ausência dos governos Leite e Bolsonaro".

Já o vice-presidente estadual do PCdoB, Antônio Augusto Medeiros, falou que seu partido está comprometido com a eleição de Edegar Pretto e com a batalha contra o bolsonarismo. Já o presidente do Partido Verde, Marcio Souza, falou que sua sigla tem a missão de trabalhar todos os dias pela eleição de Lula e Pretto. 

Em seu pronunciamento, Edegar Pretto ressaltou que é inadmissível que haja tanta desigualdade social e pessoas passando fome no RS, um estado reconhecido pela produção agrícola abundante. Destacou, ainda, que é preciso retomar o legado dos governos que valorizam a participação popular, tanto em nível estadual quanto federal.

Outro destaque da fala do pré-candidato foi a homenagem que prestou à ex-primeira-dama do estado, Judite Dutra, falecida na semana anterior ao evento. Também manifestou solidariedade ao ex-governador Olívio Dutra.

“Vai em paz, querida Judite, e leve a certeza de que cada um de nós sente muito orgulho de ter caminhado ao teu lado. Judite, Presente!”, concluiu.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

PRECISAMOS DO SEU APOIO

Brasil de Fato RS não cobra nenhum tipo de assinatura dos leitores, todas nossas informações são gratuitas. Por isso, precisamos do seu apoio para seguir na batalha das ideias.

CONTRIBUA através do PIX 55996384941 (celular), em nome do Instituto Cultural Padre Josimo.

A democratização da comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Edição: Marcelo Ferreira