Rio de Janeiro

ABANDONO

No Rio, parlamentares da CPI dos Trens elegem ramal de Belford Roxo como o pior da Supervia

Degradação, presença do tráfico de drogas e pessoas em situação de rua na linha férrea impressionaram deputados

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Situação de insalubridade e tráfico de drogas na linha férrea de Belford Roxo gera riscos para usuários dos trens no Rio - Foto: Rafael Wallace/Alerj

A CPI dos Trens realizada pelos deputados da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) definiu o ramal Belford Roxo como o pior do sistema ferroviário operado pela Supervia.

A visita oficial ocorreu na última segunda-feira (30). Os parlamentares constaram o mau estado de conservação, a presença de tráfico de drogas e um alto número de pessoas em situação de rua às margens da linha férrea.

Leia mais: No RJ, Supervia recebe segunda multa em menos de duas semanas: quase R$ 2 milhões

O deputado Waldeck Carneiro (PSB), que é o relator da CPI dos Trens, destacou o abandono e a insalubridade de alguns pontos do ramal. Na avaliação do parlamentar, o governo do estado do Rio deve investir o valor disponível do Pacto RJ para a melhoria do sistema ferroviário fluminense. 

"Dos quatro ramais, este é disparado o pior. Pessoas vivem ao longo da linha férrea, numa situação de insalubridade, indignidade e desumanidade. Elas podem abrir a porta de suas casas e o trem passar por cima. Vimos também a olho nu o tráfico de drogas e os 'mini lixões'. Há uma saída, temos 17 bilhões de reais disponíveis pelo programa Pacto RJ. Em vez de fazer pirotecnia e fanfarronice, o governo deve investir em obras estruturantes", declarou.

Leia mais: "Problemas da Supervia vão além do roubo de cabos", diz presidente da CPI dos Trens na Alerj

Já a deputada Enfermeira Rejane (PCdoB) apontou como saída para o estado do Rio de Janeiro a parceria do poder público com empresas privadas para auxiliar na recuperação da qualidade do serviço ferroviário. 

"Vimos um descaso impressionante. Eu aposto em parcerias público-privadas, com grandes empresas assumindo investimentos junto ao governo e à Supervia. O retorno viria com a divulgação de suas marcas", comentou a parlamentar.

O objetivo da CPI dos Trens é investigar denúncias, apurar interrupções nos serviços dos trens suburbanos, os atrasos entre os horários de chegadas e partidas, a superlotação das composições, a duração das viagens, a acessibilidade das estações, a construção de banheiros, analisar as condições de trabalho dos funcionários, dos trens e das estações, cobrar o retorno do ramal Santa Cruz–Central do Brasil e trazer à tona os danos sofridos pelos usuários relacionados à má prestação do serviço da concessionária de transporte ferroviário no estado do Rio de Janeiro.

A CPI é formada pelos deputados estaduais Lucinha (presidente - PSD), Eliomar Coelho (vice-presidente - PSB), Waldeck Carneiro (Relator - PSB), Luiz Paulo (PSD), Martha Rocha (PDT), Enfermeira Rejane (PCdoB) e Dionísio Lins (PP).

Bomba

No dia 12 de abril, as operações no ramal Belford Roxo foram parcialmente suspensas devido a uma granada que foi encontrada na estação Coelho da Rocha, no município de São João de Meriti, na Baixada Fluminense. O artefato precisou ser detonado de forma controlada pelo Esquadrão Antibombas. 

Desde abril o governo do estado implementou uma operação para retomar 12 estações da Supervia consideradas perdidas para o crime organizado.
 

Edição: Jaqueline Deister