Rio Grande do Sul

Produção de saberes

Ato político cultural lança livros produzidos por professores da rede municipal de Porto Alegre

Atividade acontece neste sábado (4), na sede da Atempa; livros estão disponíveis gratuitamente para download

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Ato cultural e político vai lançar os livros produzidos pelos educadores da rede municipal de ensino, em conjunto com a Atempa - Reprodução

A Associação dos Professores Municipais de Porto Alegre (Atempa) convida para um ato cultural e político de lançamento de livros produzidos por professores da rede municipal de ensino. A atividade acontece neste sábado (4), às 15h, na sede da Atempa (Av. Borges de Medeiros, 1224, salas C e D).

Antes do lançamento das publicações, haverá um momento de confraternização com coquetel e sarau, com apresentações musicais de professores das escolas publicas da Capital, além de leitura de textos, poemas e performances.

"Esse processo só foi possível pelo apoio que tivemos. Além disso, a veiculação de muitos desses textos no Brasil de Fato foi fundamental para nos encorajar a fazer as sistematizações", contou o professor Marco Mello, integrante do Coletivo de Professoras/es de História PoAa (CPHIS) e do Projeto PoAncestral – muito além de 250.

Os livros foram estimulados com a intenção de valorizar e reconhecer as produções coletivas de conhecimento. Algumas das produções tiveram espaço antecipado em forma de artigos, publicados no Brasil de Fato RS, como, por exemplo, dos professores integrantes do projeto "PoAncestral – Muito além de 250" (confira aqui e aqui). 

A organização da atividade chama a atenção para a existência de estacionamento gratuito para carros em frente à sede, no Largo Zumbi dos Palmares. Também é possível guardar as bicicletas na sede. Haverá "Ciranda Infantil", destinada à recreação das crianças.

Os livros que serão lançados, estão todos disponíveis para download gratuito. Confira:

Fica Filosofia! Pela permanência da disciplina nas escolas públicas de Porto Alegre

A publicação, de 133 pgs., com mais de 60 autoras/es, além de diversos Coletivos, registra as produções de docentes, estudantes e comunidade escolar da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre no ano de 2021 em torno da Campanha Fica Filosofia! Junto às redes sociais e espaços públicos, que visou a manutenção da oferta da disciplina como componente curricular nas Escolas de Ensino Fundamental da capital gaúcha e a resistência à reforma curricular imposta. Dela também fazem parte produções de apoio à Campanha por parte de ativistas e organizações no meio associativo e sindical, intelectuais, a comunidade filosófica e universidades.

Parcerias: ATEMPA, Coletivo de Profes de Filosofia/RME, ANDES-UFRGS (Seção Sindical do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN) na UFRGS.

Do lado esquerdo do peito. Paulo Freire: Presente!

Publicação organizada a partir da "Ciclo de Debates: Paulo Freire: Presente!" , ao longo de 2021, que celebrou o centenário de nascimento do grande educador pernambucano. Nela está registrada a contribuição de pesquisadoras/es e ativistas representativos do campo da educação popular brasileira, latino-americana e caribenha. A obra tem 17 autores/as, 325 pgs, e foi lançada por meio da Editora Fi.

Parcerias: ATEMPA, CPHIS, GT de Ensino de História e Educação (ANPUH/RS), PROFHISTÓRIA - Mestrado Profissional em Ensino de História, Centro Municipal de Educação dos Trabalhadores Paulo Freire (CMET), o 38° e 39° Núcleos CPERS-Sindicato

A história se move...

Livro com 186 pgs, reúne os Cadernos Temáticos "A História se move...", do CPHIS, frutos do processo formativo virtual levado a cabo em 2020, com apoio da ATEMPA. Os seis cadernos já estão editados e foram lançados entre setembro de 2020 e março de 2021, sistematizando a contribuição de 22 autor@s: educador@s populares, pesquisadores acadêmicos, lideranças de movimentos sociais e populares e ativistas. Nesse conjunto temos a produção de 13 servidores públicos municipais da educação: 12 professor@s da RME e uma funcionária nutricionista.

Parcerias: ATEMPA e CPHIS

PoAncestral - Muito Além de 250

Obra coletiva resultante do ciclo formativo e de mobilizações críticas às comemorações oficiais dos 250 anos da capital gaúcha.170 pgs. distribuídas em 10 capítulos como: Gênero, raça e classe; Povos Originários, Porto Alegre Quilombola; Ditadura civil-militar, Terra Livre, Observatório das Metrópoles e Porto Alegre do futuro. 80 autoras e autores apresentam leituras críticas através de textos contundentes, mas breves, além de links para acesso a áudios e vídeos. Diversificadas fontes de pesquisa e recursos didático-pedagógicos voltados à Educação Básica.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

PRECISAMOS DO SEU APOIO

Brasil de Fato RS não cobra nenhum tipo de assinatura dos leitores, todas nossas informações são gratuitas. Por isso, precisamos do seu apoio para seguir na batalha das ideias.

CONTRIBUA através do PIX 55996384941 (celular), em nome do Instituto Cultural Padre Josimo.

A democratização da comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Edição: Katia Marko