Rio Grande do Sul

ECONOMIA SOLIDÁRIA

Artigo | Só temos uma saída

Um projeto de sociedade que tenha uma economia que seja solidária como fio condutor

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Trabalhadores da economia solidária deram-se as mãos para superar problemas na pandemia - Foto: Acervo Avesol

A Rede Ideia reúne dezenas de empreendimentos econômicos solidários, assessorados pela Associação do Voluntariado e da Solidariedade - AVESOL. Essas trabalhadoras e trabalhadores da economia solidária se mantinham financeiramente até março de 2020, produzindo e comercializando, mas viram sua realidade totalmente modificada um mês depois, precisando de doações de comida para não passar fome.

A pandemia não é só sanitária. Temos um grande problema, a flexibilização do controle ambiental está esgotando fontes naturais de recursos. A economia é voltada para o rico, para o grande empresário, sem preocupar-se com a sustentabilidade. O capitalismo neoliberal não está em crise, as vidas estão.

A economia popular solidária é contrária a isso. Os empreendimentos econômicos solidários da Rede Ideia, que ficaram sem trabalho devido a pandemia, resolveram superar com solidariedade qualquer crise enfrentada.

O trabalho em rede permitiu que ninguém ficasse sem comida, ninguém ficasse sem máscaras, ajudaram inclusive hospitais nos momentos em que mais precisavam, confeccionando de forma voluntária jalecos e máscaras.

A Campanha Só a Solidariedade Não Pode Parar articulou parceiros, empresas, hospitais, grupos solidários de artesanato, unidades de triagem de resíduos sólidos, organizações sociais e comunitárias.

Ninguém ganhou nada sozinho, todas e todos ganharam, pois fizeram do seu trabalho e da coletividade a centralidade para superação. Foi com o desafio da campanha que muitas artesãs aprenderam a confeccionar máscaras, foram se aperfeiçoando e sobrevivendo dessa comercialização durante muitos meses de pandemia.

A articulação de uma rede de cooperação é imensurável, pois as conexões possíveis superam qualquer previsibilidade.

Realizamos campanhas que foram potentes devido ao engajamento dos grupos solidários da Rede Ideia, mostrando que essa corrente de solidariedade tem resultados promissores.

Se cada um coloca seu pouco que tem em comum, logo teremos muito e poderemos fazer o verdadeiro enfrentamento àqueles que hoje têm muito.

* Daniela Van der Straeten Pimentel e Miguel Antonio Orlandi são membros da Associação do Voluntariado e da Solidariedade - AVESOL

* Este é um artigo de opinião. A visão da autora e dos autores não necessariamente expressa a linha editorial do jornal Brasil de Fato.

 

Edição: Ayrton Centeno