Rio Grande do Sul

Educação

Escola estadual da Lomba do Pinheiro obtém resposta positiva para implantação de ensino médio

Comunidade da Escola Maria Cristina Chiká recebeu parecer favorável da Secretaria de Educação do RS

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Comunidade da Escola Estadual Maria Cristina Chika, de Porto Alegre, recebeu resposta positiva da Seduc para implantação do ensino médio - Reprodução

A comunidade da Escola Estadual Maria Cristina Chiká recebeu parecer favorável da Secretaria de Educação do RS (Seduc) para encaminhar o processo referente à implantação do ensino médio na instituição. A escola, localizada no bairro Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre, vinha se mobilizando para garantir a implantação do ensino médio, tendo sido objeto de deliberação em uma audiência pública na Assembleia Legislativa do RS.

A Comissão de Educação do Conselho Popular da Lomba do Pinheiro informa que, durante o final do mês de maio, a comunidade escolar recebeu o compromisso da chefia de gabinete da Secretária de Educação e da Diretoria de Planejamento para encaminhar o processo ao Conselho Estadual de Educação (CEE), trâmite necessário para aprovar a implantação e iniciar a primeira turma em 2023.

Recorda que a luta por educação na região começou com a implantação do ensino médio na Escola Estadual Rafaela Remião, através do Orçamento Participativo Estadual. Mesmo assim, a capacidade do colégio atender toda demanda da região foi considerada insuficiente. Desde então, a comunidade organizada no Conselho Popular busca alternativa para um novo espaço. Além disso, destaca que a Escola Maria Cristina Chiká teve a inauguração de um novo prédio em 2018, o que deu condições de receber os estudantes de ensino médio, através de adequações necessárias para instalar biblioteca, laboratórios, setor de RH, etc.

Integrante do Conselho, Acir Paloschi afirmou que existem dez escolas de ensino fundamental próximas à Maria Chiká, que formam, em média, cerca de 4 mil alunos por ano. No mesmo sentido, o vereador Aldacir Oliboni (PT) já havia informado que existe uma demanda histórica por mais uma escola com ensino médio na região, devido ao fato de residirem na Lomba do Pinheiro cerca de 100 mil pessoas, que são atendidas por dez escolas de ensino fundamental e apenas uma de ensino médio.

Estes estudantes que terminam o fundamental precisam se deslocar para outras regiões para seguir os estudos, o que favorece a evasão escolar. O Conselho Escolar da Maria Cristina Chiká já apresentou um estudo de viabilidade para implantação do ensino médio. Além disso, o vice-diretor da escola, Joacir Lui, afirmou que, em reunião recente da direção do Chiká com os professores e diretores de turno, houve manifestação unânime dos presentes pela implantação do ensino médio.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

PRECISAMOS DO SEU APOIO

Brasil de Fato RS não cobra nenhum tipo de assinatura dos leitores, todas nossas informações são gratuitas. Por isso, precisamos do seu apoio para seguir na batalha das ideias.

CONTRIBUA através do PIX 55996384941 (celular), em nome do Instituto Cultural Padre Josimo.

A democratização da comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Edição: Marcelo Ferreira