Rio Grande do Sul

ESTREIA ONLINE

“Saúde tem Cura”, filme de Silvio Tendler sobre o SUS, pode ser assistido gratuitamente

Novo longa-metragem do cineasta apresenta a luta para a criação do SUS e traça um panorama da atualidade

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Documentário mostra como era o Brasil antes e depois da criação do SUS e pensa o futuro da saúde pública no país - Divulgação/Friocruz

O longa-metragem “Saúde tem Cura”, sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), dirigido pelo cineasta Silvio Tendler, foi lançado nesta quarta-feira (8). Assim como o SUS, assisti-lo é gratuito, bastando acessar o canal do YouTube da produtora do cineasta, a Caliban Cinema. Com mais de uma hora e meia de duração, o filme foi feito em parceria da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes).

Realizado inteiramente durante a pandemia, “Saúde tem Cura” faz uma clara defesa ao SUS, único sistema de saúde do mundo que atende a mais de 190 milhões de pessoas gratuitamente. O documentário mostra como era o Brasil antes do SUS - quando o acesso à saúde tinha um viés elitista baseado em privilégios. E compara com a atualidade - um sistema público, universal e gratuito presente em mais de 5 mil municípios, com atendimento do básico ao complexo, urgências e emergências, produção de vacinas e medicamentos, pesquisas, hospitais universitários, ações educativas, vigilância sanitária e epidemiológica.

O filme apresenta a luta para a criação do SUS, traça um panorama da atualidade, com suas fragilidades decorrentes da falta crônica de investimento, e pensa o futuro da saúde pública no país. Conta com depoimentos de profissionais que participaram da sua criação; de médicos como Drauzio Varella, Paulo Niemeyer e Margareth Dalcolmo; de profissionais que atuam no dia a dia do sistema; de representantes da sociedade civil e de usuários.

“O SUS foi a coisa mais importante que se fez neste país”, diz o diretor do Instituto Estadual do Cérebro do RJ, Paulo Niemeyer. “Eu considero o SUS nossa arma mais poderosa, mais preciosa, e que tem que ser defendido a qualquer custo”, complementa a pneumologista e pesquisadora da Fiocruz Margareth Dalcolmo.

Assista:

 

“Cineasta dos Sonhos Interrompidos”

Conhecido como o “Cineasta dos Sonhos Interrompidos”, Silvio Tendler tem uma carreira de sucesso no cinema brasileiro e reconhecimento internacional. Já produziu e dirigiu mais de 70 filmes, entre longas, médias e curtas metragens. Entre os mais conhecidos estão “O Veneno Está na Mesa” e “Dedo na ferida”. Em 1981 fundou a Caliban Produções.

Seu filme anterior, o documentário “A Bolsa ou a Vida”,lançado em 2021 e também disponível gratuitamente na canal da produtor, aborda o desmonte do conceito de bem-estar social e faz refletir sobre a incompatibilidade do neoliberalismo com um projeto humanista de sociedade.

Sobre seus filmes serem considerados manifestos, Tendler afirmou, em entrevista ao Brasil de fato RS: “É para as pessoas acordarem pra realidade, acordarem pro mundo que nós estamos vivendo”.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

PRECISAMOS DO SEU APOIO

Brasil de Fato RS não cobra nenhum tipo de assinatura dos leitores, todas nossas informações são gratuitas. Por isso, precisamos do seu apoio para seguir na batalha das ideias.

CONTRIBUA através do PIX 55996384941 (celular), em nome do Instituto Cultural Padre Josimo.

A democratização da comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Edição: Marcelo Ferreira