Rio Grande do Sul

RUIM PARA AS CIDADES

ABM é contra PL que reduz alíquota sobre combustíveis e vai pressionar Senado

Associação Brasileira de Municípios diz que vai organizar movimento municipalista para buscar a rejeição do projeto

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Ary Vanazzi dirige reunião online da ABM nesta quinta-feira (9) - Cláudia Correa

A Associação Brasileira de Municípios (ABM), presidida pelo prefeito de São Leopoldo (RS), Ary Vanazzi (PT), reuniu sua diretoria, nesta quinta-feira (9). Entre outros assuntos, a entidade debateu o Projeto de Lei Complementar que está para ser votado no Senado Federal que reduz a alíquota de ICMS sobre combustíveis, o que deve impactar negativamente na arrecadação dos municípios em até R$ 60 bilhões em 12 meses.

Segundo Vanazzi, além de retirar recursos das prefeituras, prejudicando áreas fundamentais como educação e saúde, esta medida anunciada pelo governo federal como uma saída para baixar o preço dos combustíveis não surtirá efeito. “Sabemos que não é o imposto arrecadado que determina o alto preço dos combustíveis, mas sim a exploração pelo setor privado, que não abre mão de seus lucros”, diz o presidente da ABM.

“Vamos pressionar os senadores para que rejeitem o projeto, não podemos aceitar a redução de verbas para os municípios. Se não surgir efeito, com certeza vamos judicializar”, anuncia.

A ABM vem denunciando o descaso do governo federal com os programas sociais, sem aporte suficiente de verbas para educação, saúde e investimentos. “Nós dos municípios sempre somos prejudicados e é nas cidades que os problemas precisam ser resolvidos, é para os prefeitos que os cidadãos recorrem. Vamos organizar o movimento municipalista para buscar a rejeição deste projeto”, garante Vanazzi.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

PRECISAMOS DO SEU APOIO

Brasil de Fato RS não cobra nenhum tipo de assinatura dos leitores, todas nossas informações são gratuitas. Por isso, precisamos do seu apoio para seguir na batalha das ideias.

CONTRIBUA através do PIX 55996384941 (celular), em nome do Instituto Cultural Padre Josimo.

A democratização da comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Edição: Marcelo Ferreira