Rio Grande do Sul

Direitos do Trabalho

Audiência com governo gaúcho cobra reposição de 15% do salário mínimo regional

Reunião das centrais sindicais com secretário-chefe da Casa Civil reafirmou a necessidade de reposição da inflação

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Em reunião com governo do RS, centrais negociam reposição da inflação ao piso regional - Foto: Kevin Kapel/Palácio Piratini

Reunião das centrais sindicais do RS com representante do governo estadual cobrou o reajuste de 15,58% para o salário mínimo regional deste ano. A audiência aconteceu na manhã desta sexta-feira (10), com o secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos Jr., no Palácio Piratini. O índice apresentado visa repor as perdas inflacionárias de 2021 até janeiro de 2022 e o percentual correspondente a 2019, que não foi pago em 2020.

Os representantes das centrais sindicais defenderam a reposição da inflação com o envio de um projeto de lei, em regime de urgência, para a Assembleia Legislativa, o que garantiria a votação no prazo de até 30 dias, evitando a demora verificada no ano passado, quando foi votado somente em dezembro.

O secretário-chefe da Casa Civil ouviu as centrais, fez uma análise da conjuntura estadual e disse que já se reuniu com os representantes das federações empresariais que, no entanto, propuseram novamente a extinção do piso regional.

Os representantes das centrais consideram essa proposta dos empresários como sendo uma “posição atrasada e ideológica”. Artur Lemos também anunciou que se reunirá na próxima terça-feira (14) com o deputado Luiz Fernando Mainardi (PT), que tem pautado o assunto na Assembleia Legislativa.

Para o presidente da CTB/RS, Guiomar Vidor, a reunião com a Casa Civil não trouxe avanços além do compromisso de apresentar uma nova proposta semana que vem. Reiterou que o pedido para o reajuste ser votado em regime de urgência é para que este entre em votação nos próximos 30 dias, pois são 1,5 milhão de trabalhadores do RS que estão aguardando por isso. Além disso, considerou que o pedido é o mínimo para repor a inflação do último período

Já o secretário de Organização e Política Sindical da CUT/RS, Claudir Nespolo, ressaltou que a data-base do chamado piso regional é 1º de fevereiro e o governo está outra vez atrasado no encaminhamento do projeto aos deputados. Salientou também que o RS é o único estado do Sul do Brasil que ainda não concedeu reajuste em 2022, além de ter o mais baixo piso regional.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

PRECISAMOS DO SEU APOIO

Brasil de Fato RS não cobra nenhum tipo de assinatura dos leitores, todas nossas informações são gratuitas. Por isso, precisamos do seu apoio para seguir na batalha das ideias.

CONTRIBUA através do PIX 55996384941 (celular), em nome do Instituto Cultural Padre Josimo.

A democratização da comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Edição: Katia Marko