Rio Grande do Sul

Historia do Brasil

Livro "A Guerrilha Brancaleone” será relançado nesta sexta-feira (10) em Porto Alegre

Relançamento terá sessão de autógrafos com Claudio Weyne Gutierrez e bate-papo com convidados no Clube de Cultura

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Livro é uma porta de entrada para descobrir uma Porto Alegre em tempos de ditadura, antes do AI-5
Livro é uma porta de entrada para descobrir uma Porto Alegre em tempos de ditadura, antes do AI-5 - Divulgação

O relançamento do livro "A Guerrilha Brancaleone” acontece nesta sexta-feira (10), a partir das 19h, na livraria Clube de Cultura (Rua Ramiro Barcelos, 1853, Porto Alegre). De autoria de Claudio Weyne Gutierrez, a publicação é relançada pela editora Sulina.

O autor é conhecido pelas publicações sobre a resistência armada às ditaduras no Cone Sul, particularmente a originada no movimento estudantil gaúcho dos anos 1960. O relançamento terá sessão de autógrafos e bate-papo com convidados.

A nova edição vem acompanhando por prefácio do professor Enrique Serra Padrós, em seu último texto produzido em dezembro de 2021, pouco antes de falecer. A editora também prepara a reedição de “Condições ideais para o amor”, de Luiz Eurico Tejera Lisbôa.

Segundo a editora, o livro é uma porta de entrada para descobrir uma Porto Alegre em tempos de ditadura, antes do AI-5, dando uma noção do que eram os interesses, as formas de sociabilidade, a maneira de enxergar o mundo a partir de uma cidade muito pacata, muito provinciana e que, entretanto, também foi abalada pelos acontecimentos não só locais, mas também internacionais da época.

Sinopse:

A Guerrilha Brancaleone nada mais é do que a síntese da possibilidade da construção de um projeto de convivência coletiva em épocas duríssimas, e onde, apesar de tudo, havia um horizonte de expectativa de que a felicidade e a igualdade social poderiam ser objeto de conquista para as gerações futuras, o que, obviamente, contrasta terrivelmente com aquilo que encontramos nos dias de hoje. Enquanto essa injustiça persistir, enquanto o Terrorismo de Estado em tempos de ditadura ou democracia persistir, livros e mensagens como as de Cláudio Gutierrez continuarão sendo libertadores e inspiradores, balizas para não perdermos o norte, o caminho das utopias, da Utopia onde todos possamos viver de maneira mais digna, onde a dignidade seja para todos e não somente para aqueles que detém o poder de tudo aquilo que capital compra, corrompe e apodrece.

Em síntese, A Guerrilha Brancaleone é uma belíssima porta de entrada para descobrir uma Porto Alegre em tempos de ditadura, em tempos pré-AI-5, uma cidade que se espraia em algumas regiões do Rio Grande do Sul, muito focada em algumas instituições de ensino e culturais, como o caso do Teatro da Arena, por exemplo, ou até em alguns locais de boemia, o que dá uma noção muito aproximada do que eram os interesses, as formas de sociabilidade, a maneira de enxergar o mundo a partir de uma cidade muito pacata, muito provinciana e que, entretanto, também foi abalada pelos acontecimentos não só locais, mas também internacionais da época.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

PRECISAMOS DO SEU APOIO

Brasil de Fato RS não cobra nenhum tipo de assinatura dos leitores, todas nossas informações são gratuitas. Por isso, precisamos do seu apoio para seguir na batalha das ideias.

CONTRIBUA através do PIX 55996384941 (celular), em nome do Instituto Cultural Padre Josimo.

A democratização da comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Edição: Marcelo Ferreira