Rio Grande do Sul

Eleições 2022

Eduardo Leite (PSDB) anuncia pré-candidatura ao governo do estado

Comunicado aconteceu na tarde desta segunda-feira (13), na sede estadual do partido em Porto Alegre

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Após tentativa frustada de concorrer à Presidência, leite anuncia sua pré-candidatura ao governo do RS em coletiva - Foto: Luís Eduardo Gomes/Sul21

Após renunciar ao governo do Rio Grande do Sul a fim de tentar concorrer à Presidência da República, Eduardo Leite (PSDB) definiu seu destino nas eleições deste ano, anunciando sua pré-candidatura ao governo do estado do RS. A confirmação aconteceu em entrevista coletiva fechada na tarde desta segunda-feira (13), na sede estadual do partido em Porto Alegre.

Além do pré-candidato, estavam presentes na coletiva o presidente estadual do partido, deputado federal Lucas Redecker, e o atual governador, Ranolfo Vieira Júnior. Este era vice-governador de Leite, que renunciou ao cargo há pouco mais de dois meses com a intenção de disputar o Planalto, intenção frustrada pelas eleições internas do partido, que escolheu João Dória.

Leite afirmou que a decisão de disputar o pleito faz parte de uma deliberação coletiva do partido, que também contou com o posicionamento do atual governador Ranolfo. Afirmou também que sua renúncia ao governo estadual o deixou mais livre para agir politicamente, podendo atuar como um "um candidato a governador e não um governador candidato".

Antes mesmo de ser questionado sobre suas opiniões contrárias à reeleição, Leite afirmou: "Mudei de opinião, mas não mudei de princípios". Disse também que não ser governador era a única condição na qual disputaria um segundo mandato, pois assim, segundo relatou, não estaria usando a máquina pública a seu favor.

Ranolfo, que seria o candidato natural do partido à disputa, abriu mão de sua candidatura e recordou que já passou por situação semelhante antes das eleições de 2018, quando seria o candidato de seu ex-partido (PTB) ao governo estadual e acabou, em uma composição política, sendo vice de Leite. Agora, afirma que pretende concluir bem a atual gestão e garantir a continuidade do projeto atual.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

PRECISAMOS DO SEU APOIO

Brasil de Fato RS não cobra nenhum tipo de assinatura dos leitores, todas nossas informações são gratuitas. Por isso, precisamos do seu apoio para seguir na batalha das ideias.

CONTRIBUA através do PIX 55996384941 (celular), em nome do Instituto Cultural Padre Josimo.

A democratização da comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Edição: Marcelo Ferreira