Rio Grande do Sul

LUTO

Morre João Souza, presidente do Sindicato dos Jornalistas durante o regime militar

Também dirigente da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), ele sempre foi um nome referencial na defesa da categoria

Brasil de Fato | Porto Alegre |
João Souza passou por muitas redações ao longo da vida onde sempre foi uma referência para a categoria dos jornalistas - Foto: Reprodução/ Facebook ARI

Morreu hoje (13) o jornalista João Borges de Souza. A informação é da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), onde João Souza, como era mais conhecido, exercia a função de diretor. Ele também presidiu o Sindicato dos Jornalistas/RS (Sindjors) durante a ditadura militar, um dos períodos mais difíceis vividos pela profissão.

João Souza passou por muitas redações ao longo da vida onde sempre foi uma referência para a categoria dos jornalistas. Entre várias delas, atuou na Tribuna Gaúcha, Última Hora, Folha da Manhã, Folha da Tarde, Correio do Povo, Rádio Gaúcha e Zero Hora. Também marcou presença no Coojornal, o jornal da Cooperativa dos Jornalistas de Porto Alegre, e uma das principais publicações alternativas do país no período ditatorial.

Ele tinha 87 anos e estava internado no Hospital de Viamão. Segundo a ARI, havia três anos sofria da doença de Alzheimer. As despedidas acontecerão das 9h às 14h desta terça-feira (14) no Crematório Municipal, na avenida Oscar Pereira, 584, em Porto Alegre.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

PRECISAMOS DO SEU APOIO

Brasil de Fato RS não cobra nenhum tipo de assinatura dos leitores, todas nossas informações são gratuitas. Por isso, precisamos do seu apoio para seguir na batalha das ideias.

CONTRIBUA através do PIX 55996384941 (celular), em nome do Instituto Cultural Padre Josimo.

A democratização da comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Edição: Marcelo Ferreira