Ceará

Solidariedade

Acampamento Zé Maria do Tomé doa mais de duas toneladas de alimentos

Agricultores do Vale do Jaguaribe realizam ação de solidariedade enquanto seguem ameaçados de despejo

Limoeiro, CE |
Acampamento Zé Maria
MST faz doações para APAE e Pastoral Carcerária no Vale do Jaguaribe - Divulgação/ MST CE

No último dia 10 de junho, as famílias do Acampamento Zé Maria do Tomé, localizado no município de Limoeiro do Norte (CE), realizaram a doação mais de duas toneladas de alimentos para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE)  e a Pastoral Carcerária. Mamão, banana, jerimum, milho verde, macaxeira, limão foram alguns dos produtos doados.

Isabel dos Santos, da direção da APAE, agradeceu a iniciativa: “nós ficamos muito gratos pela doação, essas cestas serão muito úteis para nossas famílias, compreendemos a importância da reforma agrária na produção de alimentos saudáveis, pra saciar a fome de quem precisa”.


“Eu moro no acampamento há oito anos e para mim e todas as famílias acampadas é muito gratificante poder doar uma parte do que produzimos para quem mais precisa, " afirmou Monica Oliveira. / Foto: Divulgação MST

Monica Oliveira, moradora no Acampamento Zé Maria do Tomé afirmou a importância da solidariedade com quem precisa: “eu moro no acampamento há oito anos e para mim e todas as famílias acampadas é muito gratificante poder doar uma parte do que produzimos para quem mais precisa. Nos últimos dois anos, intensificamos as doações, compreendendo que nessa conjuntura de descaso desse governo para com o povo, se faz cada vez mais necessário”.

Acampamento segue ameaçado

Mônica relata com tristeza as constantes ameaças de despejo que vem sofrendo desde a ocupação em 2014: “nos entristece saber que mais uma vez nosso acampamento está ameaçado de despejo com fim da ADPF 828 proíbe os despejos. Nós só queremos mesmo o direito de morar e produzir para sustentar nossas famílias, nós queremos viver da terra, cuidar dela, cuidar da nossa mãe terra”.


Ações de solidariedade do Acampamento Zé Maria se intensificaram com o aumento da pobreza do país. / Foto: Divulgação MST

Fabio Pereira da Direção Estadual do MST Ceará afirma que o MST segue firme na luta por reforma agrária e pelo Acampamento Zé Maria: “as ações de solidariedade fazem parte da essência do nosso movimento junto à classe trabalhadora que sofre com efeitos da  atual crise política, econômica e social do Brasil. O crescimento da inflação, da carestia dos alimentos, do desemprego e todos os desmontes feitos pelo atual governo são uma realidade. Em meio a tudo isso, o nosso acampamento realiza essa ação de solidariedade mesmo diante de uma ameaça de despejo. Nesse sentido continuaremos a luta e a resistência contra os despejos, pra continuar produzindo alimento e matar a fome de quem mais precisa”.

No último dia 05 maio o Acampamento Zé Maria completou 08 anos, as famílias seguem denunciando o descaso do governo federal com os acampados. No próximo dia 30/06, a ADPF 828 (Descumprimento de Preceito Fundamental) chega ao prazo final, a Campanha Despejo Zero prevê 132 mil famílias estejam ameaçadas, podendo perder o direito fundamental à moradia, prejudicando entre outras questões à saúde de famílias vulneráveis.

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Edição: Camila Garcia